Programação março de 2016

Confira a programação de março de 2016 da Fundação Cultural Badesc

Cartaz Programação

 

 

 

 

Exposição Espaço 2

ABLUÇÕES, DE CÉLIO BRAGA

Abertura em 01 de março, terça-feira, às 19h.

Visitação até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

O Museu Victor Meirelles e a Fundação Cultural Badesc abrem a exposição Abluções, do artista mineiro Célio Braga, com curadoria de Hércules Goulart Martins. Com atelier em Amsterdã, nos Países Baixos, e em São Paulo, é a primeira vez que os trabalhos de Célio Braga são expostos em Florianópolis. A mostra reúne obras que compõem um conjunto significativo de sua produção artística, justamente por serem trabalhos produzidos em distintos estágios de sua trajetória. Segundo o curador, o interesse conceitual do artista é pautado pela fragilidade do corpo, a cura, a passagem irrevogável do tempo, a memória, a natureza definitiva da morte, o luto e a sexualidade. No dia da abertura, às 18h, acontece a conversa com o artista e curador no auditório da Fundação.

Exposição Espaço Fernando Beck

Paisagem Plural, COLETIVA

Abertura em 10 de março, quinta-feira, às 19h.

Visitação até 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

A paisagem é usada como foco conceitual das obras, em que a representação poética de cada artista vai desde a natureza em si mesma até a sua dimensão simbólica. A paisagem assume outros significados por meio de subjetividades, metáforas e narrativas, em que a intenção, as tramas e os encontros dão origem aos trabalhos que serão levados à visibilidade pública. Artistas: Ana Mähler, Alexandra Eckert, Angela Zaffari, Beatriz Dagnese, Beatriz Harger, Bianca Santini, Fábio André Rheinheimer, Fernando Lindote, Flávio Morsch, Gustavo Rigon, Helena D’Ávila, Marlene Kozicz, Ricardo Giuliani, Rosali Plentz, Silvia Rodrigues, Umbelina Barreto, Vera Reichert, Verlu Macke, Walmor Corrêa, Zetti Neuhaus. Curadoria: Ana Zavadil.

Livro

O Estranho Assimilado, de Walmor Corrêa

03 de março, quinta-feira, às 19h.

A obra bilíngue (português e inglês) representa a produção dos últimos 15 anos de Walmor Corrêa. A concepção do livro é do próprio artista, com organização da historiadora e crítica de arte Paula Ramos. A obra conta com ensaios dos autores Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale, Francisco Marshall, Maria de Fátima Costa, Mônica Zielinsky e Paula Ramos. Também reproduz textos produzidos para exposições individuais do artista, assinados por Bianca Knaak, Blanca Brites, Icleia Borsa Cattani, Guy Amado, Rosângela Cherem. Inclui, também, cronologia. Walmor, natural de Florianópolis, é um artista de reconhecimento internacional. Discutindo os liames entre arte e ciência, participa de importantes mostras nacionais e internacionais, desde os anos 2000.

10 anos de Fundação Cultural Badesc

Em 2016, a Fundação comemora 10 anos de atividades. Ao longo deste ano comemorativo, serão apresentados ao público uma série de eventos que privilegia a Memória. O mês de março é marcado por uma programação especial, tendo em vista que foi no dia 28 deste mês, há 10 anos, que essa história começou.

Inauguração do ESPAÇO 3

03 de março de 2016, às 19h.

Enfatizando seu projeto de preservar a Memória das Artes Visuais, a Fundação inaugura um pequeno espaço de 4m² localizado no hall de entrada, que será dedicado a revisitar exposições e artistas que fizeram história na Instituição. A proposta do novo Espaço é estimular a produção de material crítico e curatorial para divulgação paralela na rede em forma de catálogo eletrônico. O primeiro artista convidado a ocupar o Espaço 3 é Walmor Corrêa, que em 05 de agosto de 2009 abriu a mostra Teleplastias, sob curadoria de Rosângela Cherem, com a qual ganhou o prêmio de melhor exposição do ano pela Fundação Franklin Cascaes.

Lançamento do Catálogo 2014-2015

28 de março de 2016, às 19h.

No dia em que a Fundação completará 10 anos, a Fundação Cultural Badesc lançará o catálogo das atividades dos anos de 2014 e 2015, que reúne dois anos repletos de exposições, cinema, música, dança, atividades e arte.

 

Compartilhe este post: