DESENHO
FLÁVIA DUZZO
ESPAÇO FERNANDO BECK | 22 DE ABRIL A 10 DE JUNHO DE 2009
APRESENTAÇÃO
Exposição Desenhos, de Flávia Duzzo. Os trabalhos recentes de Flávia Duzzo partem de um mesmo procedimento: pequenos círculos à caneta sobre planos brancos.
Esses círculos preenchem a superfície do plano de modo regular com poucas variações de tamanho. O repertório de cores destes trabalhos, por sua vez, corresponde ao encontrado nas canetas esferográficas usuais.
A partir de meios tão franciscanos, Flávia articula um discurso de deslizamentos entre as modalidades da tradição visual: onde a pintura parecia ganhar ênfase, o desenho e a figura se insinuam para, a seguir, dar lugar a uma presença de campos de cor. Essas e outras oscilações acontecem de um trabalho a outro através de operações precisas, porém dissimuladas. Nada se dá de modo direto nessas pinturas/desenhos/o que seja. Nada permanece estável neste campo de problemas propostos pela artista.
O trabalho de Flávia acontece tanto na superfície dos planos cobertos quanto no intervalo entre uns e outros: nas oscilações da linguagem que provoca.
E onde a linguagem se faz instável, o olhar é convocado à atenção.
Fernando Lindote