COMO EXPOR

Seleção por Edital de Exposições de Arte Contemporânea

Anualmente a Fundação Cultural BADESC lança Edital para ocupação de seus dois principais espaços expositivos: Fernando Beck e Paulo Gaiad, fomentando, com isso, as artes visuais contemporâneas desde sua inauguração. O Espaço Fernando Beck foi criado em fevereiro de 1991, na Sede do Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC, sendo transferido para o atual endereço com a criação da Fundação em 2006. Seu nome é uma homenagem a um funcionário da Agência falecido pouco tempo antes da criação do Espaço.  O Espaço Paulo Gaiad foi criado em 2014, sob o nome de Espaço 2, sendo renomeado em 2018 em homenagem ao importante artista radicado em Santa Catarina, que realizou sua última grande exposição na Casa em 2016.

Priorizando a arte contemporânea, o Edital recebe inscrições de projetos com diferentes linguagens, como pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.

A seleção é decidida por uma comissão externa composta por membros de reconhecida idoneidade e notório conhecimento na área, cujos nomes são divulgados juntamente com o resultado.

Dentre as exposições selecionadas para o Espaço Paulo Gaiad, uma delas é destinada à categoria “PRIMEIRA INDIVIDUAL” – exclusiva para artistas que ainda não realizaram mostra individual em espaço expositivo oficial.

Vale ressaltar que a Fundação Cultural Badesc é uma entidade sem fins lucrativos e não funciona com a dinâmica de uma galeria. Isto é, não se responsabiliza pela comercialização das obras expostas nos seus espaços.

O lançamento do Edital costuma acontecer nos últimos meses do ano, com ampla divulgação em nossas redes sociais, site e mídia.  As inscrições são gratuitas e realizadas de modo online.

Veja no menu Inscrições > Edital as normas da última seleção.

Espaço Expositivo Fernando Beck. Espaço Expositivo Paulo Gaiad.

Espaço Expositivo Fernando Beck. Espaço Expositivo Fernando Beck.

Espaço Expositivo Paulo Gaiad. Espaço Expositivo Paulo Gaiad.

Projetos Especiais

A Fundação reserva algumas datas do seu calendário para exposições especiais, exposições realizadas em parcerias com outras instituições e exposições em homenagem a artistas relevantes para a cena catarinense.

Durante todo o ano, a Fundação está aberta a propostas para ocupação de seus espaços alternativos, como os Jardins, Sala de Vidro, Espaço Oficina entre outros. Para mais detalhes, entre em contato por e-mail com a Equipe.

Entremostras

Uma forma alternativa de mostrar a produção pode ser feita através da participação na feira anual de artes, chamada Entremostras. Este projeto abre espaço para que os artistas tenham um contato direto com o público durante um sábado inteiro, conversando sobre seus processos criativos e comercializando suas obras. Além de artes visuais, a Entremostras é também aberta à produções de audiovisual, literatura, música, moda e design.

Consulte regulamento completo e selecionados das edições anteriores no menu Entremostras.