A IMAGEM DA CASA, de Ana Luiza Kalaydjian

imagemdacasatesta

A IMAGEM DA CASA

ANA LUIZA KALAYDJIAN

ESPAÇO FERNANDO BECK | 05 DE AGOSTO A 24 DE SETEMBRO de 2010

Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
previous arrow
next arrow
 
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian.
previous arrow
next arrow

APRESENTAÇÃO

Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian. Exposição A imagem da Casa, de Ana Luiza Kalaydjian. A possibilidade de trabalhar novos materiais e texturas através de meios também diversos é uma das características principais da produção de Ana Kalaydjian. Essa liberdade levou-a a utilizar o pó de café em suas criações a partir de 1999. Esse material orgânico foi escolhido tanto por sua carga afetiva quanto camaleônica de se transformar em pigmento, em tinta, em argila e até mesmo em superfície refletora.
A artista mantém a tradição de ler nos desenhos formados pela borra de café no fundo das xícaras traços da vida e do destino de quem o tomou. Nesse processo, a imagem produzida pela sedimentação do pó recupera seu poder cognitivo, pois é compreendida em sua dimensão simbólica de semelhança e evocação com aquilo que representa. Através de sua leitura, Ana estabelece uma estreita comunicação com o outro, mas sem se furtar a exposição de si mesma.
Mais do que a memória dessa tradição, o que a artista recupera para seus trabalhos é a lógica desses reflexos e seu resultado. Vestígios dessa relação íntima e privada, daquele momento de plena comunicação, são conservados em suas fotografias de borras em fundos de xícaras. Não sabemos interpretá-las, não conhecemos que as fez. No entanto, energia contida nessas manchas negras, sua força desencadeadora, parece retida nessas reproduções. Sugam o espectador, transportando-o para o espaço de uma relação mais estreita entre as pessoas. (…)

Taisa Helena P. Palhares

VEJA MAIS