Confira os cursos e oficinas que farão parte do ciclo de 2024-2025
Introdução à Aquarela – A prática ministrada por Gabriela Luft, é direcionada para artistas, estudantes, designers, ilustradores e entusiastas sem ou com conhecimento básico da técnica. Durante a atividade será abordado os materiais para aquarela, técnicas básicas, texturas e ilustrações de nível simples.
Práticas curatoriais: errâncias e agitações – O minicurso ministrado por Kamilla Nunes, trará considerações acerca da arte e da curadoria, história das exposições e processos curatoriais contemporâneos (artistas e seus meios de produção). Serão abordados, ao longo dos quatro encontros, estudos de caso nacionais e estrangeiros.
Minicurso Flauta Doce – Ministrado por Luciano Santos Barroso e William Marcos Ribeiro, o minicurso de Flauta Doce, está em seu segundo módulo. As aulas são direcionadas para iniciantes com ou sem conhecimento básico, que desejam aprender o instrumento de sopro.
Outros Modernismos: Santa Catarina nas Artes Visuais – A oficina teórica pretende discutir o cenário moderno no estado entre as décadas de 1920 a 1970, a partir da pesquisa em arquivos. O curso é ministrado por Daiana Schwartz.
Entre prática artística e prática docente: ou arte como experiência – A oficina teórica visa apresentar o percurso formativo da artista e professora Dra. Jociele Lampert, destacando a interseção entre seu projeto artístico “Espaços para sonhar” e seu trabalho docente como coordenadora do Estúdio de Pintura Apotheke na UDESC nos últimos 10 anos, com ênfase nas exposições planejadas para 2025.
Laboratório de Fotografia Experimental em Cianotipia – A oficina abordará a técnica de Cianotipia, um processo mágico e experimental da fotografia do século XIX, que nos permite criar e revelar imagens no tom azul (ciano), resultado da reação com químicos e interação da luz do sol ou da luz UV, em diferentes materiais (papel, tecido, vidro, etc). A prática é ministrada por Maria Luiza Amorim.
Zine Colageria – A oficina ministrada por Pati Peccin propõe experimentar a confecção de um fanzine onde os participantes irão produzir colagens com o tema proposto. O fanzine é uma publicação alternativa de pequena tiragem e impressa artesanalmente. Nesta oficina serão abordados temas socioculturais para que os participantes estabeleçam um diálogo a partir do seu próprio universo, criando linguagens que se adaptam ao estilo de cada um.
Processos de Impressão Artesanal – A oficina se destina a pessoas que desejam uma aproximação a técnicas que utilizam a imagem fotográfica como base para criação de trabalhos em fitotipia, fototransferência, dentre outras. Audrian Cassanelli é o ministrante.
Arte Contemporânea: Modos de Ver – O minicurso pretende uma aproximação com a arte contemporânea, seus fundamentos e possibilidades de linguagens e leituras, oportunizando acesso a um conteúdo geralmente limitado ao ambiente acadêmico. Ministradas por Luciane Garcez, as aulas versarão sobre artistas contemporâneos, partindo de seis propostas de aproximação: Arte e Espaço/Paisagem; Arte e Gesto; Arte e Identidades; Arte e Matéria/Materialidades; Arte e Politicas; Arte e Religião/Fé