Finissage da Exposição “Exaptações”: Performance Musical Inspirada na Instalação “Rien, cette écume”

A Fundação Cultural BADESC tem o prazer de anunciar o Finissage da exposição “Exaptações”, que será celebrado com um evento especial na quarta-feira, 14 de agosto de 2024, às 19h30. Este encerramento será enriquecido pela apresentação de uma composição musical original, criada especialmente para a instalação “Rien, cette écume” de Juliana Hoffmann.

A instalação “Rien, cette écume”, cujo título evoca versos do poeta Stéphane Mallarmé, é uma obra que utiliza um livro consumido por cupins como seu principal material. O livro “English Social History”, teve suas 110 páginas comidas por cupins formando três seções distintas. A primeira parte apresenta dois pequenos buracos feitos ao longo de muitas páginas iniciais, a segunda evolui para perfurações que se modificam formando curiosos pontos de interrogação, e a última os traços voltam a ser dois pequenos pontos que vão novamente diminuindo. 

Considerando que os cupins produzem sons enquanto roem e mastigam o papel, é possível imaginar que esses insetos criam um concerto performático dentro do livro, o qual foi dividido em três movimentos: primeiro é lento, o segundo é mais ligeiro ou alto e o terceiro volta a ser, outra vez, mais lento ou baixo. 

Através deste processo da obra, o pianista e compositor Alberto Heller criou “2/1/?”, um dueto para vibrafone e violino, especialmente inspirado na instalação da artista Juliana Hoffmann. A peça musical será interpretada pelos músicos Iva Giraca, violino/spalla da Camerata, e Márcio Bicaco no vibrafone, trazendo à vida uma tradução sonora desta experiência visual única.

Alberto Heller descreve sua obra da seguinte forma: “A música tenta se guiar por esse percurso: para cada página, um compasso (110 compassos), e os elementos presentes no título são marcados ao longo da peça: as duas notas (tocadas inicialmente pelas baquetas do vibrafone), a nota ‘sozinha’ na parte superior de cada página (feita também no vibrafone, mas utilizando um arco de violino), e o sinal da interrogação sendo percorrido na maior parte pelo violino. A peça tem a duração aproximada de sete minutos e é dedicada à artista Juliana Hoffmann.”

A exposição, que começou em 27 de junho, encerra com um evento gratuito, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar uma fusão única de arte e música.

 

Serviço: Finissage da Exposição  “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann”

Data: 14 de agosto – quarta-feira, às 19h30

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópoli/SC)

Entrada Gratuita