ShortCup Film: amistoso do Festival Internacional de curtas-metragens em cartaz dia 28 de janeiro na Fundação Cultural Badesc

Na quinta-feira, 28 de janeiro, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta o Amistoso ShortCup Film Festival, uma prévia do Festival Internacional de Curtas-metragens, no qual o público elege aqueles que mais gostou. Nove filmes que foram finalistas na edição 2015 serão exibidos a partir das 19h, gratuitamente.

Entre os curtas que o público poderá conferir no Cineclube da Fundação Cultural Badesc estão o mexicano Tanta Luz que ficou em primeiro lugar no 2º ShortCup no ano passado e Ballkoni do Kosovo, que conquistou o segundo lugar na mesma competição.

O ShortCup Film é realizado em Florianópolis anualmente desde 2014 e tem como proposta ampliar e democratizar os espaços de visionamento e debate sobre a questão audiovisual contemporânea, aproximando as produções do público e dando voz ativa aos espectadores, que elegem os trabalhos que mais gostaram em um sistema similar às rodadas da Copa do Mundo. As eliminatórias são por votação de júri popular e os filmes competem em grupos por uma vaga na final que terá somente um vencedor.

Para a realização do festival são selecionados curtas-metragens de produção independente do mundo todo por uma equipe curatorial que busca favorecer a diversidade temática e estética, possibilitando que o público assista a maior variedade possível de criações em audiovisual.

A edição de 2016 ocorrerá dos dias 5 a 9 de abril simultaneamente em cinco cidades: Florianópolis, São Paulo, Bogotá e Medelim (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai).

Programação e sinopses:
Dia 28, quinta-feira, 19h
Amistoso Short Cup

Aqui no Pasa Nada – México 15’- Dir. Rafa Lara
uma ficção crua sobre a dura realidade no México diante dos cartéis de drogas, um filme para quem tem estômago.

Este Tipo se há Muerto e no se há Enterado – Peru 7’- Dir. Carlos Garcia Cornejo
uma pequena comédia peruana sobre os devaneios banais e o mistério da vida e da morte.

Home & Key – Iraque 15’- Dir. Shawn Attoof
mostra de maneira sensível e artística a situação de gerações de pessoas que vem sofrendo com as guerras no território iraquiano.

Papas dans Maman – França 6’- Dir. Fabrice Bracq
uma comédia francesa sobre a inocência das crianças. Quando duas irmãs se deparam com barulhos estranhos vindo de dentro do quarto dos pais no meio da madrugada

Heksen – Dinamarca 20’- Dir. Mads Eichsen
Com a beleza dos filmes dinamarqueses, a trama de uma família interiorana quando uma desconhecida surge no mato, demonstrando os valores do pai onde a religiosidade e a violência andam lado a lado.

Castillo y el Armado – Brasil 13’- Dir. Pedro Marres
uma animação brasileira que conta um pequeno causo de pescador, provavelmente uma história verídica.

Pregnante Man – França 16’- Dir. Charlie Mar
a sociedade resumida em situações irreverentes neste filme Francês, um filme que prende a atenção e deixa a todos confusos diante de tanta pós-modernidade.

Ballkoni -Kosovo 20’- Dir. Bendita Zeqiraj
em um único e elaborado plano sequência que retrata de forma despojada o absurdo das relações cotidianas.

Tanta Luz – México 17’- Dir. Pablo Martinez Zarate
belas imagens guiam-nos em uma locomotiva poética pelas paisagens da América Latina.

Serviço:
O que: Amistoso ShortCup
Quando: quinta-feira, 28 de janeiro, 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846
Quanto: gratuito

shor cup