O artista plástico catarinense Franzoi abre na quinta-feira, 1º de março, às 19h, no Espaço Fernando Beck, na Fundação Cultural Badesc, a exposição “entre nós, o silêncio”. Performances, instalações, videoinstalação, vídeoarte e vídeosregistros formam o trabalho que aborda a reflexão sobre a existência do ser por meio dos rastros e vestígios que ficam a partir de performances.
Das nove obras que compõem o projeto, três são performances. A primeira “o que se faz presente II” será realizada nos dias 27 e 28 fevereiro, durante a montagem da exposição, sem a participação do público. O registro será apresentado em vídeo durante a exposição, como também o objeto da performance (caixa de vidro transparente com 210 quilos de pó de cinza com a impressão do corpo do artista, sob uma luz central âmbar). A performance seguinte “entre nós, o silêncio II” ocorrerá durante a abertura da exposição com a participação do público. Para concluir a proposta, a performance “almacorpo” será realizada em 12 de março, às 15h na escadaria da Catedral Metropolitana, em Florianópolis. Ambas as performances serão registradas em vídeo e expostas na Fundação.
Duas instalações, uma videoinstalação e um vídeoarte integram a exposição inédita. “Embora já tenha realizado as performances individualmente em Joinville e Curitiba, a cada nova montagem e apresentação se reconfigura o trabalho em função do espaço arquitetônico, do tempo e do público presente”, explica o artista que se dedica a este trabalho há quatro anos.
Roda de Conversa
Na segunda-feira, 2 de abril, às 17h, será realizada a Roda de Conversa De Onde Vem, Para Onde Vai com a participação de Franzoi e envolvidos com a arte. A Roda será finalizada com a performance “o que se faz presente II”.
O artista
Franzoi é formado em artes plásticas pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e pós-graduado em Prática Social da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atuou em várias coletivas de artistas, tertúlias e salões, além de projetos de artes visuais aprovados em editais culturais, como o Itaú Cultural. É artista que compartilha há muitos anos seu talento com o público da Fundação Cultural Badesc.
Serviço
O que: Abertura da exposição “entre nós, o silêncio”, de Franzoi.
Quando: 1º de março, quinta-feira, às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita
Visitação até 5 de abril , das 12 às 19h.
O que: Performance “almacorpo”
Quando: 12 de março, segunda-feira, às 15h.
Local: escadaria da Catedral Metropolitana, em Florianópolis.
O que: Roda de Conversa: performance “de onde vem, para onde vai”
Quando: 2 de abril, segunda-feira, às 17h.