A Fundação Cultural BADESC oferece o minicurso “Práticas Curatoriais: Errâncias e Agitações”, ministrado pela artista e curadora Kamilla Nunes.
O minicurso gratuito aberto a todos os interessados, oferece uma imersão na arte e curadoria, abordando a evolução das exposições e os processos curatoriais desde a década de 1920 até os dias atuais. Em quatro encontros, serão explorados estudos de caso nacionais e internacionais, além de práticas curatoriais do século XXI; curadoria como encontro, curadoria como prática artística, curadoria como pesquisa, curadoria como crítica institucional e curadoria como criação de espaço.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer referências históricas e contemporâneas, analisando exposições de destaque e diversos formatos curatoriais através de estudos de caso, aulas expositivas e discutindo os tópicos apontados, com auxílio de imagens, vídeos, livros e catálogos.
As aulas serão presenciais nas sextas-feiras, nos dias 30 de agosto e 6, 13 e 20 de setembro, das 18h às 21h.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do link https://bit.ly/fcbcuradoria
Sobre a ministrante:
Kamilla Nunes, nascida em Florianópolis em 1988, é artista, editora e curadora com doutorado e mestrado em Artes Visuais pelo Ceart/Udesc. Sua pesquisa abrange arte brasileira contemporânea, escrita e fotografia nas artes visuais, e processos curatoriais dos séculos XX e XXI. Ela explora a interseção entre psicanálise, literatura e as dinâmicas entre o individual e o coletivo.
Kamilla fundou o Grupo de Estudos em Processos Políticos, Artísticos e Curatoriais em 2018. Suas exposições individuais incluem “HOJE FICAMOS POR AQUI” (2019), “QUANDO TUDO ISSO ACABAR” (2021) e “FALHA” (2021). Participou de exposições coletivas como “Xilograffiti” (2022) e “46º SARP – Salão de Artes de Ribeirão Preto” (2021).
A artista tem experiência institucional, incluindo a criação do Espaço Embarcação e a curadoria geral do Espaço Cultural O Sítio. Seus projetos curatoriais incluem “Arquivos Implacáveis Meyer Filho” (2022) e o 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí (2021). Nunes também organizou diversas publicações, como “Contorno” e “Escovar a história a contrapelo”. Mais informações estão disponíveis em kamillanunes.com