Sabrina Alvernaz lança livro diário sobre reprodução humana em Florianópolis

Lançamento do livro “Assistida” será na quinta, dia 11 de setembro, a partir das 18h30, na Fundação Cultural Badesc

A escritora e pesquisadora Sabrina Alvernaz lança o novo livro, “Assistida”, na quinta-feira, 11 de setembro, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A obra, escrita em formato de diário, mergulha nas experiências íntimas da autora durante o processo de reprodução humana assistida, revelando com delicadeza e profundidade os desafios da fertilização in vitro e os primeiros passos da gestação. O evento de lançamento com autógrafos e conversa com a escritora e a psicóloga Maria Gabriela Pinho Peixe começa a partir das 18h30.

Natural de Rio Bonito/RJ e morando desde 2018 em Florianópolis, Sabrina, que é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, se dedica à escrita desde 2007. Em sua trajetória, estão publicações acadêmicas, roteiros de curtas-metragens e a publicação do livro “Sangue, Cauim e cerveja”, em 2015.

Nos últimos anos, a autora direciona seu trabalho literário para a autobiografia e a autoficção, por meio de uma prosa poética. Em “Assistida”, seu segundo livro, Sabrina opta por capítulos breves e frases curtas, construindo uma narrativa que transita entre crônica e ensaio, com forte carga emocional e crítica. A obra independente tem 168 páginas e estará à venda no dia do lançamento.

“O relato autobiográfico descreve, com sensibilidade, minhas experiências como ‘tentante’, passando pelas esperanças e ansiedades que envolvem a reprodução humana assistida até as primeiras vivências da gestação”, explica a autora.

Com linguagem poética e estrutura fragmentada, “Assistida” convida o leitor a acompanhar o processo de fertilização in vitro sob uma perspectiva íntima, reflexiva e profundamente humana. A autora compartilha memórias, medos, transformações corporais e afetos, criando uma ponte de empatia com mulheres que enfrentam o desejo de gestar em meio aos desafios contemporâneos.

“É um enorme prazer fazer o lançamento nesta casa e integrar o acervo de escritores de Florianópolis e de Santa Catarina. Este momento representa não apenas a chegada do livro aos leitores, mas também a oportunidade de compartilhar uma história pessoal em um espaço que acolhe a multiplicidade de vozes, memórias e experiências”, completa Sabrina.

Serviço: Lançamento do Livro “Assistida”
Data: 11 de setembro – quinta-feira, às 19h
Local: Espaço Fernando Beck na Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)
Entrada Gratuita