É A GENTE QUE SE ENGANA ENXERGANDO AMOR ONDE NÃO TEM!
LUCAS SPERANZA
CURADORIA RAINARA SOFIA
EXPOGRAFIA ESTELA CAMILLO
ESPAÇO FERNANDO BECK | 24 DE JULHO A 11 DE SETEMBRO
A frase que dá título à mostra é emprestada de um dos bilhetes com recados motivacionais coletados pelo artista. Nele, o tom bem-humorado e a simplicidade do recado quase fazem passar despercebido seu conteúdo. Afinal, encontramos ali o lembrete de uma questão recorrente à quem lida com as imagens: é o olhar quem costuma nos enganar.
O que precisamos, então, é aprender a ver? Mas não seriam todas as exposições exercícios do olhar, espaços em que aguçamos nossa percepção e mergulhamos no ambiente guiados pelos olhos do outro?
Ao todo, nesta que é a segunda individual de Lucas, estão expostas 22 obras, entre elas pinturas, cerâmicas, instalações e fotografias. E então, podemos nos perguntar: é mesmo a cidade natal de Lucas que aparece nas imagens produzidas por ele? Em resposta, a obra “as esquinas por onde andei” parece nos aconselhar a enxergar que mais interesses coexistem nos trabalhos. Vejamos bem, mas não sem desconfiarmos de tudo. Diante do conjunto entre árvores podemos elucidar, ou embaralhar, ainda mais a questão. Refiro-me, em especial, ao terceiro exemplar, já que nesse espaço tudo parece iniciar, ou findar, em blocos de cor.
Rainara Sofia























