EPIFÂNICAS, de Clara Fernandes

15 07 23 EXPOSIÇÃO -EPIFÂNICAS, Clara Fernandes (6)

EPIFÂNICAS

CLARA FERNANDES

CURADORIA DE ROSÂNGELA CHEREM

ESPAÇO FERNANDO BECK | DE 23 DE JULHO A 09 DE AGOSTO DE 2015

A maioria das nove instalações de Epifânicas se aproxima do habitat onde a artista mora – o interior da Ilha de Santa Catarina – apresentando elementos da flora nativa como é o caso da embiruçu e da sibipiruna, de onde são extraídos materiais para confecção das obras. É por meio destes materiais naturais em suportes de metal, madeira e seda que a artista explorou as escrituras dos profetas maiores, fazendo coexistir etéreo e terreno numa concepção expandida do tempo. A exposição parte de tecidos, objetos, instalações, desenhos e tramas criados, a princípio para uma proposição performática pensada a partir de leituras e reelaborações sobre textos bíblicos e mitologia, que referencia plástica e metaforicamente a presença de deuses e santos, musas e anjos. Clara Fernandes nasceu em São Paulo, estudou na faculdade de Psicologia da PUC/SP e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Vive e trabalha em Florianópolis desde 1983.

Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes.
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Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes (6)
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Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes.
Plano, 2015. Paina de embiruçu e craft sobre trama de poliéster e palha de seda, 150x240x2cm.
Plano, 2015. Paina de embiruçu e craft sobre trama de poliéster e palha de seda, 150x240x2cm.
Manto, 2010. Trama em linho, poliéster e mink, 150cm circular e 250cm de altura.
Manto, 2010. Trama em linho, poliéster e mink, 150cm circular e 250cm de altura.
Derramados, 2015. Trama em metal e paina de embiruçu, 110x10x10cm cada.
Derramados, 2015. Trama em metal e paina de embiruçu, 110x10x10cm cada.
Livro, 2015. Livro de desenhos sobre suporte de madeira. 60x120x30cm.
Livro, 2015. Livro de desenhos sobre suporte de madeira. 60x120x30cm.
Vestal, 2013. Trama em metal, seda e gesso, 80x290x80cm.
Vestal, 2013. Trama em metal, seda e gesso, 80x290x80cm.
Chalavar, 2013. Trama de metal e poliéster, galhos e sementes de sibipirulina e aro de ferro, 100cm circular e 270cm de altura.
Chalavar, 2013. Trama de metal e poliéster, galhos e sementes de sibipirulina e aro de ferro, 100cm circular e 270cm de altura.
Madona, 2015. Trama em metal e sede sobre suporte em madeira, 55x100x50cm.
Madona, 2015. Trama em metal e sede sobre suporte em madeira, 55x100x50cm.
Morfose, 2015. Linho, metal, gesso, galhos de videira e barba de velho (Tlandsya, bromélia), 80x80x170cm.
Morfose, 2015. Linho, metal, gesso, galhos de videira e barba de velho (Tlandsya, bromélia), 80x80x170cm.
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Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes.
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Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes (6)
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Plano, 2015. Paina de embiruçu e craft sobre trama de poliéster e palha de seda, 150x240x2cm.
Plano, 2015. Paina de embiruçu e craft sobre trama de poliéster e palha de seda, 150x240x2cm.
Manto, 2010. Trama em linho, poliéster e mink, 150cm circular e 250cm de altura.
Manto, 2010. Trama em linho, poliéster e mink, 150cm circular e 250cm de altura.
Derramados, 2015. Trama em metal e paina de embiruçu, 110x10x10cm cada.
Derramados, 2015. Trama em metal e paina de embiruçu, 110x10x10cm cada.
Livro, 2015. Livro de desenhos sobre suporte de madeira. 60x120x30cm.
Livro, 2015. Livro de desenhos sobre suporte de madeira. 60x120x30cm.
Vestal, 2013. Trama em metal, seda e gesso, 80x290x80cm.
Vestal, 2013. Trama em metal, seda e gesso, 80x290x80cm.
Chalavar, 2013. Trama de metal e poliéster, galhos e sementes de sibipirulina e aro de ferro, 100cm circular e 270cm de altura.
Chalavar, 2013. Trama de metal e poliéster, galhos e sementes de sibipirulina e aro de ferro, 100cm circular e 270cm de altura.
Madona, 2015. Trama em metal e sede sobre suporte em madeira, 55x100x50cm.
Madona, 2015. Trama em metal e sede sobre suporte em madeira, 55x100x50cm.
Morfose, 2015. Linho, metal, gesso, galhos de videira e barba de velho (Tlandsya, bromélia), 80x80x170cm.
Morfose, 2015. Linho, metal, gesso, galhos de videira e barba de velho (Tlandsya, bromélia), 80x80x170cm.
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APRESENTAÇÃO

Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes. Exposição Epifânicas, de Clara Fernandes.

Através de uma série de objetos e tramas, nesta exposição surge uma compreensão de tempo em que coexistem efêmero e perene, presença e vestígio como atributos paradoxais.

O sentido de verticalidade, leveza e flutuação permite que uma presença divinal ou proximidade celeste se insinue. Proveniente de um conjunto de leituras e reelaborações sobre textos bíblicos e de mitologia, a artista referencia plástica e metaforicamente a presença de deuses e santos, musas e anjos.

Se a noção de Epifania como revelação valeu para os chamados reis magos que, seguindo uma estrelas, chegaram ao deus menino, também parece valer ainda para o mais comum e falível dos mortais que busca seguir a estrela de seu destino, embora não saiba bem qual direção tomar e o porquê da empreitada.

Num tempo movido a insignificâncias hipervalorizadas, vulgaridades e banalidades midiáticas, a revelação epifânica não poderia ser pensada também como uma projeção do desejo que nos projeta para longe das nossas garantias? E não seria esse, afinal, o encontro que espera o espectador diante das obras de Clara Fernandes?

Rosângela Cherem | Curadora

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