MITOLOGIA GREGA GRAVURAS
JULIA IGUTI
ESPAÇO FERNANDO BECK | 17 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO DE 2008
Sobre a gravura de Julia Iguti
Exposição Mitologia Grega, de Julia Iguti. A gravura, em Florianópolis, já tem história graças a artistas com alma de gravadores, como é o caso de Julia Iguti.
A expressão de Julia é, portanto, basicamente relacionada com as qualidades gráficas, tanto nas litografias como nas xilogravuras, seus trabalhos mais recentes.
O que se observa em suas gravuras, entre outras coisas, é o paciente elaborar de imagens com a sutileza técnica que lhe é peculiar, obtendo, desta maneira, clareza visual que facilita o imediato diálogo entre o espectador e a sua obra.
Neste sentido, o imaginário de Julia compromete-se com o narrativo, ou seja, proporciona uma leitura além do visual, que é extremamente rico em efeitos gráficos. E toda essa grafia está a serviço da narração que beira o ficcional, com aproximações da fábula e do mítico.
A fabulação e a mitificação de Julia, cada vez mais densas e misteriosas, conferem à sua gravura a atmosfera do poético, ou melhor, do poema visual, em cujas imagens está o lendário que o tempo se encarrega de imprimir nas coisas.
A gravura de Julia é o encontro com a memória, com a percepção e com a imaginação.
Jayro Schmidt | artista plástico, professor de pintura e de história da arte