ESPAÇO FERNANDO BECK | 25 DE ABRIL A 22 DE MAIO DE 2014
Conjunto de objetos construídos com tecido, poliéster e peças de cerâmica que apresentam inúmeras possibilidades de composição a cada nova montagem. A artista propõe nestas esculturas uma relação simbiótica, enfatizada pela interação imprevisível com o público. As peças de cerâmica branca que compuseram a mostra foram modeladas à mão e tinham vários pontos de contato, o que a artista chamou de “garras”, sendo organicamente assimétricas. A partir delas e dos volumes criados com tecido, também branco, Ilca criou suas formas híbridas que se procriam, livres de suporte, e invadem o espaço expositivo. O resultado revelava a tensão da coexistência entrópica presente na natureza. Natural de Pelotas (RS), Ilca Barcellos tem formação acadêmica na área das Ciências Biológicas. Sua poética explora o campo expandido da escultura, dialogando com a arte pós-concreta brasileira, com as questões postas pelo contemporâneo.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
APRESENTAÇÃO
Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair. Exposição Mise en Abyme, de Ilca Barcelos. Fotografia de Sidney Kair.
As esculturas desenvolvidas por Ilca Barcellos nos últimos anos têm se aproximado inevitavelmente do campo já tão problematizado da arte pós-concreta brasileira, tanto em seus aspectos materiais e quanto conceituais. É notável a semelhança entre a inquietação presente na obra de Ilca e aquela pertinente à herança construtivista, de modo geral, e à obra de Lygia Clark, em particular. Trata-se, obviamente, de uma relação entre ordens distantes tanto na origem quanto no entendimento do campo da escultura; não obstante, a despeito desta, pontos de contato se estabelecem justamente lá onde as esculturas recentes da artista radicalizam sua vocação.
Ilca desenvolveu, ao longo dos anos, uma prolífica produção marcada por características visuais que remetem à proliferação aparentemente desordenada da natureza. Suas esculturas em cerâmica apresentam, tanto em sua fatura como em sua condição de representação, o movimento obsessivo das procriações incessantes dos seres vivos. Paulatinamente, suas esculturas foram relativizando a base de apoio e levando a extremos algumas possibilidades e limites técnicos do meio cerâmico. Simultaneamente, seus trabalhos deixavam o lugar convencional da sala expositiva e aderiam ao jardim, à mata.
Nas obras atuais há, porém, um salto qualitativo no entendimento do que constitui, em profundidade, sua produção. Além de abandonarem a base de apoio definitivamente, seus trabalhos se colocam como o lugar de tensão entre diferentes densidades da matéria; momento em que a luta entre um e outro material se torna a própria forma e razão da escultura. Tecido, cerâmica e espuma expandida são agora protagonistas de um drama em desenvolvimento, que alude, em certo sentido, ao desafio diário de toda a natureza na terra.
As obras atuais de Ilca ultrapassam as noções acomodadas das técnicas e operam desde um campo expandido da escultura, no qual não há limites previstos para a proliferação de suas estruturas tridimensionais. Uma alusão obliqua à própria condição dos seres na cadeia de vida.
Fernando Lindote
VEJA MAIS
Relacionado
Posts Relacionados:
No related posts.
SEGUNDA A SEXTA | 13 ÀS 19H Todas as atividades são gratuitas.