PRÓLOGO SOBRE EXPERIÊNCIA COLETIVA
GIBA DUARTE
ESPAÇO FERNANDO BECK | 31 DE MAIO A 15 DE JULHODE 2022
PRÓLOGO SOBRE EXPERIÊNCIAS COLETIVAS
Prologo sobre experiência Coletiva, de Giba Duarte
contém trabalhos autorais e colaborativos, trazendo para superfície temas que atravessaram/atravessam estas vivências no coletivo.
Partindo de uma cosmovisão LGBTQIA+ como proposta, estes temas proporcionam um diálogo múltiplo sobre ativismo, ancestralidade, precariedade, lixo, margens, vivência, hiv, redução de danos, etárismo, minorias, inclusão, troca de saberes, redes afetivas, performatividade possíveis, acesso e saúde.
Uma instalação com caráter de organismo diverso, abordando a ressignificação do resíduo/descarte/consumo e memória afetiva, gerando reflexões sobre o ciclo de transformar “lixo e traumas” em possibilidade, ocupar espaços e ampliar conhecimentos.
Assim como a instalação propõe, apropria-se do mecanismo deste ciclo de ressignificação e troca para reinventar novas estruturas de nós mesmos, no sentido de repensarmos decolonialmente o enraizamento em nossas vidas de preconceito, racismo (reparação histórica), consumo e outros. E desta forma fazer novos arranjos de estar e agir diante desta perspectiva para o mundo.
Texto por Giba y Iam Campigotto