SETOR TERCIÁRIO, de Bruno Storni e Renato Maretti

16 09 15 SETOR TERCIÁRIO, Bruno Storni e Renato Maretti - exposição (5)

SETOR TERCIÁRIO

BRUNO STORNI E RENATO MARETTI

CURADORIA DE GABI BRESOLA

ESPAÇO 2 | 15 DE SETEMBRO A 20 DE OUTUBRO DE 2016

Apropriando-se de materiais usados em trabalho por terceirizados, a exposição aborda movimentos da história da arte representando em seu conteúdo o empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acúmulo de posse e organizada em setores estabelecidos em todas as ordens sociais, reconfiguradas no Brasil dos últimos anos. Bruno Storni e Renato Maretti são formados em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado, com atuação em São Paulo/SP.

Homem Branco, Bruno Storni, 2012. Impressão Fotográfica, 75x100cm.
Homem Branco, Bruno Storni, 2012. Impressão Fotográfica, 75x100cm.
Desvio para o amarelo, Bruno Storni, 2015. Livro de pano de pia e luva de borracha, dimensões variadas.
Desvio para o amarelo, Bruno Storni, 2015. Livro de pano de pia e luva de borracha, dimensões variadas.
Natureza morta, Bruno Storni, 2015. Quadro de avisos e pano de pia, 82x70cm.
Natureza morta, Bruno Storni, 2015. Quadro de avisos e pano de pia, 82x70cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm.
Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm.
Horizontalização, Renato Maretti, 2015. Gelo falso, madeira e pregos, 16x12cm.
Horizontalização, Renato Maretti, 2015. Gelo falso, madeira e pregos, 16x12cm.
2,25, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 12,5x18cm.
2,25, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 12,5x18cm.
Modelos, Renato Maretti, 2015. Lápis de cor preto sobre papel de caderno, 12x16,5cm cada.
Modelos, Renato Maretti, 2015. Lápis de cor preto sobre papel de caderno, 12x16,5cm cada.
Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm.
Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
previous arrow
next arrow
 
Homem Branco, Bruno Storni, 2012. Impressão Fotográfica, 75x100cm.
Homem Branco, Bruno Storni, 2012. Impressão Fotográfica, 75x100cm.
Desvio para o amarelo, Bruno Storni, 2015. Livro de pano de pia e luva de borracha, dimensões variadas.
Desvio para o amarelo, Bruno Storni, 2015. Livro de pano de pia e luva de borracha, dimensões variadas.
Natureza morta, Bruno Storni, 2015. Quadro de avisos e pano de pia, 82x70cm.
Natureza morta, Bruno Storni, 2015. Quadro de avisos e pano de pia, 82x70cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
O cocô e o passado natural, Bruno Storni, 2015. Saco de lixo azul e preto, 153x108cm.
Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm.
Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm.
Horizontalização, Renato Maretti, 2015. Gelo falso, madeira e pregos, 16x12cm.
Horizontalização, Renato Maretti, 2015. Gelo falso, madeira e pregos, 16x12cm.
2,25, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 12,5x18cm.
2,25, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 12,5x18cm.
Modelos, Renato Maretti, 2015. Lápis de cor preto sobre papel de caderno, 12x16,5cm cada.
Modelos, Renato Maretti, 2015. Lápis de cor preto sobre papel de caderno, 12x16,5cm cada.
Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm.
Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
Exposição Setor Terciário, de Bruno Storni e Renato Maretti.
previous arrow
next arrow

APRESENTAÇÃO

Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm. Panos, Renato Maretti, 2015. Tinta óleo sobre tela, 38x30cm, 22x25cm e 19x26cm. Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm. Fatura Têxtil, Bruno Storni, 2013. Cobertor sobre tela, 165x100cm. Objetos e materiais cotidianos de limpeza e higiene, em ‘Setor Terciário’, aparecem como elementos estéticos, suportes e como o próprio trabalho.
Um livro totalmente amarelo, para ser visto/lido com luvas de limpeza amarelas em um desvio para o amarelo, citando Cildo Meirelles. Um simulacro de espelho plástico e copos hiperrealistas se apresentam como reais, ao nos aproximarmos, os objetos se revelam como ilusões.
O espectador não se vê no espelho de tela branca. Uma escultura em forma de pirâmide é feita de gelo falso, que assim como a divisão de classes no real só se propõe a horizontalidade, mas permanece como promessa. Uma paisagem fria, uma natureza morta com textura e camadas de cores com pano de limpeza e cobertor de mendigo.
Outras duas paisagens, uma de palavras, de sacos de lixos pretos e azuis, tríade de colagem das paisagens do que é passado. O homem branco perde a identidade com papéis higiênicos que cobrem seu rosto e sua cara. Durante a
exposição dos trabalhos, os artistas se colocam como performers, se colocam na mesma condição dos materiais, como agentes responsáveis em realizar o serviços que ninguém que fazer.
Todos os trabalhos tocam o cotidiano das pessoas comuns e principalmente as que são do ‘setor terciário’. Como na arte povera a fatura está ligada a matéria pobre e descartável, indicando as relações entre os materiais de limpeza e o pensamento artístico sobre esses materiais no meio real.
O gesto dos artistas em transportar e organizar esses objetos destes modos coloca em discussão outros modos de pensar a pintura e a instalação. No caso de ‘Panos’ e ‘Desvio para o amarelo’, de pensar também o ready made, desprezando as noções comuns à arte e à pintura histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte e se refere primariamente à ideia e sua utilidade.
‘Setor terciário’ permite pensar na fatura e no conteúdo, pois provoca movimentos e categorias da história da arte de maneira contemporânea, considerando os materiais domésticos que representam sua crítica ao empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acúmulo de posse e organizada em setores estabelecidos em todas as ordens sociais.

Gabi Bresola | Curadora

VEJA MAIS