Nos dias 4 e 5 de dezembro (segunda e terça-feira), às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta a Mostra Sérgio Ricardo, com a exibição dos filmes Juliana do Amor Perdido e Esse Mundo é Meu. A mostra, organizada pelo professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Rafael Hagemeyer, é uma homenagem ao cineasta brasileiro, também conhecido por sua atuação na música nos anos 50 e 60.
Sérgio Ricardo é conhecido pelo episódio no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira, no qual quebrou seu violão no palco e, em seguida, o atirou na plateia. O cineasta, além de música memorável nos filmes de Glauber Rocha, desenvolveu um dos cinemas mais singulares na produção cinematográfica. Partindo do Realismo carioca de Alex Viany e Nelson Pereira dos Santos, nos anos 70, Sérgio radicalizou seu cinema com o filme A noite do Espantalho.
As entradas são gratuitas e haverá debate após as sessões.
Comentaristas:
Adriano Denovac
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Vinculado ao Laboratório de Imagem e Som (LIS), sob orientação do professor Rafael Rosa Hagemeyer, estuda a Trilogia da Depressão de Lars Von Trier, que reúne os filmes O Anticristo, Melancolia e Ninfomaníaca.
Rafael Rosa Hagemeyer
Rafael Rosa Hagemeyer é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em História da Arte pela Universidade Autônoma de Madri e é coordenador do Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É autor dos livros História & Audiovisual e diretor do documentário Um Dia Nublado: o cinema nas greves do ABC (1979-1980). Também coordena o projeto de pesquisa A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo, e está realizando um documentário sobre a obra cinematográfica deste diretor.
Sinopses
Dia 04, segunda-feira, 19h
Juliana do amor perdido
De Sérgio Ricardo. Brasil. 1969. 108min. Drama. Sem classificação. Com Maria do Rosário, Francisco Di Franco e Macedo Neto.
Bela jovem se apaixona por um forasteiro, maquinista de trem. Mas o pai dela, fanático religioso, intervém.
Comentarista: Adriano Denovac
Dia 05, terça-feira, 19h
Esse mundo é meu
De Sérgio Ricardo. Brasil. 1964. 79min. Drama. Sem classificação. Com Antônio Pitanga, Léa Bulcão e Sérgio Ricardo.
A história de dois homens vivendo na favela do Rio de Janeiro: um engraxate negro e um metalúrgico branco.
Comentarista: Rafael Hagemeyer
Serviço:
O que: Mostra Sérgio Ricardo – exibição dos filmes Juliana do Amor Perdido e Esse Mundo é Meu
Quando: 04 e 05 de dezembro, segunda e terça-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita