CINE FRANCÊS AF
Dia 02, terça-feira, às 19h
O melhor professor da minha vida
(Les grands espirits) de Olivier Ayache-Vidal. França. 2017. 106 min. Comédia. 14 anos. Com Denis Podalydès, Léa Drucker e Zineb Triki.
O professor François Foucault leciona no renomado Liceu Henri IV, porém é transferido para uma escola no subúrbio de Paris.
ART 7: O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE O MUNDO
Dia 03, quarta-feira, às 19h
Billy Elliot
De Stephen Daldry. Reino Unido. 2000. 111 min. Drama. Sem classificação. Com Jamie Bell, Julie Walters e Gary Lewis.
Billy vive numa cidade operária do interior da Inglaterra, até descobrir sua verdadeira vocação: tornar-se bailarino clássico. Tarefa nada fácil para quem é filho de um rude mineiro de carvão.
CINEMA ENTRE FRONTEIRAS
Dia 04, quinta-feira, 19h
Estradeiros
De Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro. Brasil, Argentina. 2011. 80 min. Documentário. 14 anos.
O estilo de vida de uma tribo nômade que percorre vários lugares da América Latina.
SESSÃO DIVÃ
Dia 05, sexta-feira, às 19h
Cão sem dono
De Beto Brant e Renato Ciasca. Brasil. 2007. 82 min. Drama. 16 anos. Com Júlio Andrade, Tainá Muller e Luiz Carlos V. Coelho.
Encontro entre um jovem que passa por uma crise existencial e uma modelo ambiciosa que se dedica totalmente ao trabalho.
CINE AFRICANO
Dia 09, terça-feira, às 19h
Buud Yam
De Gaston Kaboré. Burkina Faso. 1997. 95min. Drama. Sem classificação. Com Serge Yanogo, Colette Kaboré e Amssatou Maïga.
Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte numa jornada que o conduzirá às suas raízes. Mediação: Alex Brandão (LEHAf-Cinema/UFSC).
ART 7: O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE O MUNDO
Dia 10, quarta-feira, às 19h
Brinquedo proibido
(Jeux interdits) de René Clément. França. 1952. 86 min. Drama. Sem classificação. Com Georges Poujouly, Brigitte Fossey e Amédée.
Duas crianças reagem aos horrores da guerra de maneira inusitada, criando um cemitério de animais.
GRANDES DIRETORAS
Dia 11, quinta-feira, às 19h
Salaam Bombay!
De Mira Nair. RU, Índia, França. 1988. 113 min. Drama. 12 anos. Com Shafiq Syed, Hansa Vithal e Chanda Sharma.
Um grupo de crianças de rua tenta sobreviver nas ruas de Mumbai, em meio a bicos e problemas com a polícia.
INFÂNCIA, CULTURA E ARTE
Dia 16, terça-feira, às 19h
Minha vida de cachorro
(Mitt Liv som Hund) de Lasse Hallström. Suécia. 1985. 101 min. Drama. Livre. Com Anki Lidén, Anton Glanzelius e Arnold Alfredson.
Com o agravamento da tuberculose da mãe, menino é separado do irmão e enviado para aldeia do norte da Suécia.
Mediação: Gislene Natera e Lídia Coutinho (NICA/UFSC).
ART 7: O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE O MUNDO
Dia 17, quarta-feira, às 19h
O mágico de Oz
(The wizard Of Oz) de Victor Fleming. EUA. 1939. 112 min. Musical/Drama. Sem classificação. Com Judy Garland, Frank Morgan e Ray Bolger.
Após um tornado, Dorothy, vai parar na fantástica Oz. Para voltar para casa ela precisa encontrar um mágico que pode lhe ajudar.
Dia 18, quinta-feira
NÃO HAVERÁ SESSÃO – ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
PSICANÁLISE VAI AO CINEMA
Dia 19, sexta-feira, às 19h
Minha mãe
(Ma mère) de Christophe Honoré. França. 2004. 110 min. Drama. 16 anos. Com Isabelle Huppert, Louis Garrel e Emma de Caunes.
Pierre deixa a avó em Paris para ficar com os pais. Após a morte do marido, a mãe de Pierre decide acabar com suas ilusões.
CINE DELAS [FLORIPA]: JOVENS DIRETORAS
Dia 20, sábado, às 15h
O remorso
De Mariana Cobra. Brasil. 2015. 10 min. Videoarte. Sem classificação. Com Patrícia Bergantin. O inconsciente de uma mulher violentada, suas mais profundas sensações resultantes de uma sociedade misógina, religiosa e desigual.
Ou isso ou aquilo
De Hadija Chalupe e Raquel Stern. Brasil. 2015. 26 min. Comédia. 10 anos. Com Gilda Nomacce, Sidney Magal e Otto Jr.. Nilzete, uma dona de casa, torna-se prefeita após o prefeito morrer ao comer uma coxinha de galinha.
Becoming Lucy
De Luisa Novo. EUA/Brasil. 2017. 15 min. Drama. Livre. Com Maitlyn Pezzo, Heather Dowling e Octavio Rodriguez.
Depois do seu pai abandonar sua mãe por uma mulher mais jovem e loira, Lucy decide pintar o cabelo.
2017
De Pryka Almeida. Brasil. 2018. 15 min. Drama. Sem classificação. Com Camilla Ferreira e Rodolfo Lima. A história de Katharina e Alice se interligam quando Katharina se depara em um novo mundo de romances via aplicativos de celular.
ATOS – Título provisório
De Beatriz Kestering Tramontin. Brasil. 2018. 11 min. Documentário. 14 anos. Mulheres encurraladas no labirinto escuro da privação social se manifestam pela liberdade e representação das mulheres no audiovisual e na mídia.
CICLOS LATINOAMERICANOS
Dia 23, terça-feira, às 19h
Abel
De Diego Luna. México. 2010. 82 min. Comédia/Drama. Sem classificação. Com Christopher Ruíz-Esparza, Karina Gidi e José María Yazpik.
Abel, um menino autista criado em um centro de atendimento, volta para casa com a mãe e os dois irmãos e passa a se ver como chefe da família.
ART 7: O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE O MUNDO
Dia 24, quarta-feira, às 19h
O garoto selvagem
(L’enfant sauvage) de François Truffaut. França. 1970. 83 min. Drama. Sem classificação. Com Jean-Pierre Cargol, François Truffaut e Françoise Seigner.
Um menino incapaz de falar, andar, ler ou escrever é encontrado nu em uma floresta na França, vivendo com lobos. Ele é levado para Paris e um médico tenta ajudá-lo.
CINE ITALIANO
Dia 25, quinta-feira, às 19h
A longa noite das loucuras
(La notte brava) de Mauro Bolognini. Itália. 1959. 95 min. Drama. Sem classificação. Com Rosanna Schiaffino, Elsa Martinelli e Laurent Terzieff.
Em Roma, dois jovens ladrões contratam duas prostitutas para acompanhá-los enquanto tentam vender armas roubadas.
DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO
Dia 26, sexta-feira, às 19h
Os anos JK
De Silvio Tendler. Brasil. 1980. 110 min. Documentário. Livre.
A trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, desde sua estréia como político, passando pela construção de Brasília e até a perda dos direitos políticos.
FOCO EM CINEMA
Dia 30, terça-feira, às 17h
Gente da Sicília
(Sicilia!) de Danièle Huillet & Jean-Marie Straub. Itália,França e Alemanha. 1999. 66 min. Drama. Sem classificação. Com Gianni Buscarino, Vittorio Vigneri e Angela Nugara.
Um homem reencontra a mãe, que não vê há 15 anos, desde que partiu para os Estados Unidos. Por meio dela, tenta obter respostas para questões e fatos que ainda perturbam suas memórias.
Mediação: Bruno Andrade (crítico de cinema).
FOCO EM CINEMA
Dia 30, terça-feira, às 19h
As Vinhas da Ira
(The Grapes of Wrath) de John Ford. EUA. 1940. 129 min. Drama. Sem classificação. Com Henry Fonda, Jane Darwell e John Carradine.
Tom, filho mais velho de uma pobre família de trabalhadores rurais, retorna para casa após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar os parentes até a Califórnia, onde dizem que trabalho não falta.
Mediação: Bruno Andrade
BRUXAS DE BIKE
Dia 31, quarta-feira, às 19h
O elo perdido – O Brasil que pedala
De Renata Falzoni. Brasil. 2018. 30 min. Documentário. Livre.
Produzido inteiramente em bicicleta em diversas cidades brasileiras, o documentário busca os focos e motivos da resiliência do uso da bicicleta como meio de transporte.
Chega de Fiu-Fiu
De Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. Brasil. 2016. 76 min. Documentário. 14 anos.
Imagens coletadas por câmeras escondidas sobre o dia a dia de três mulheres, relatando a violência de gênero no espaço público urbano.
Mediação: Ana Destri (coordenadora do Bicicleta na Escola, Diretora da AMOBICI, Bike Anja e Bruxa da Bike), Tania Prado e Samanta Cordeiro (Bike Anjas e Bruxas da Bike).