Dia 1, sexta-feira, 19h, Curtas brasileiros
Arraial do cabo
De Paulo César Saraceni. Brasil. 1960. 17min. Documentário. Sem classificação.
Com a instalação da Fábrica Nacional de Álcalis em Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro, o vilarejo vê seus peixes morrerem e os pescadores partirem em busca de trabalho.
Aruanda
De Linduarte Noronha. Brasil. 1960. 20min. Documentário. Sem classificação.
A vida em uma comunidade quilombola isolada na Serra do Talhado, estado da Paraíba.
De Joaquim Pedro de Andrade. Brasil. 1962. 14min. Drama. Sem classificação.
Grupo de meninos desce da favela até a cidade para roubar gatos. O objetivo é vender os animais para fabricante de tamborins que utiliza o seu couro.
Blá Blá Blá
De Andrea Tonacci. Brasil. 1968. 26min. Drama. Sem classificação.
Ditador, em momento de crise nacional, faz um longo pronunciamento pela televisão. Mas a realidade impõe-se à sua ficção e o controle da situação escapa-lhe.
Dia 4, segunda-feira, 19h, Imagens do desejo
Um corpo que cai
(Vertigo) de Alfred Hitchcock. EUA. 1958. 128min. Suspense. 14 anos. Com James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes.
Um detetive que sofre de medo de altura é encarregado de vigiar uma mulher com tendências suicidas – até que algo inesperado e inquietante acontece nessa missão.
Dia 5, terça-feira, 19h, ART 7
Rashomon
(Rashômon) De Akira Kurosawa. Japão. 1950. 88min. Drama. Sem classificação. Com Toshirô Mifune, Machiko Kyô e Masayuki Mori. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
No Japão, século XI, quatro testemunhos no julgamento de um bandido narram versões conflitantes sobre um assassinato.
Dia 06, quarta-feira, 19h, ART 7
Sete Homens e um Destino
(The Magnificent Seven) De John Sturges. EUA. 1960. 128min. Ação, western. Com Yul Brynner, Steve McQueen e Charles Bronson. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
Habitantes contratam pistoleiros para proteger vilarejo de grupo liderado por temido bandoleiro.
Dia 7, quinta-feira, 19h, Cine Africano
Estação Central de Cairo
(Bab el Hadid) De Youssef Chahine. Egito. 1958. 77min. Drama. Sem classificação. Com Farid Shawqi, Hend Rostom e Youssef Chahine.
Dentre as histórias que se passam numa estação de trem, uma se sobressai: um vendedor de jornais obcecado por uma vendedora de bebidas, que está apaixonada por carregador engajado na luta trabalhista.
Dia 8, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
A menina santa
(La niña santa) de Lucrecia Martel. Argentina. 2004. 106min. Drama. 14 anos. Com Mercedes Morán, Carlos Belloso e Alejandro Urdapilleta.
O médico Jano se aproxima da jovem Amália com segundas intenções. Enquanto desejo e salvação se misturam na cabeça da menina, Jano ainda tem de lidar com o fato de que a mãe dela também está interessada nele.
Dia 11, segunda-feira, 19h, ART 7
Os Sete Samurais
(Shichinin no samurai) De Akira Kurosawa. Japão. 1954. 207min. Drama. 10 anos. Com Toshirô Mifune, Takashi Shimura e Keiko Tsushima. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
Japão, século XVI: moradores de uma aldeia pedem ajuda a um guerreiro para protegê-los de saqueadores. Ele recruta seis outros para ensinar aos habitantes como devem se proteger.
Dia 12, terça-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa
Os Apaches
(Des Apaches)De Nassim Amaouche. França. 2015. 97min. Drama. Livre.Com André Dussolier, Laetitia Casta e Nassim Amaouche.
Durante o funeral de sua mãe, Samir cruza olhares com um estranho, seu pai. Isso desperta um caso de família do povo cabila de Belleville e suas tradições. Essa experiência o perturba e retoma seu passado de uma forma estranha. Conforme confronta essa realidade, Samir decide se livrar de sua infância para se tornar um homem livre, um “apache”.
Dia 13, quarta-feira, 19h, ART 7
(The Outrage) De Martin Ritt. EUA. 1964. 96min. Drama, western. Sem classificação. Com Paul Newman, Laurence Harvey e Claire Bloom. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
Um trapaceiro ouve, em uma estação de trem, a conversa de um padre e um minerador sobre o julgamento de um bandoleiro por assassinato. Há várias versões sobre o fato.
Dia 14, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas
Mostra Imagens Negras
Cores e Botas
de Juliana Vicente. Rio de Janeiro. 2010. 16 min. Ficção. Sem Classificação. Com Bruno Lourenço, Dani Ornellas e Jhenyfer Lauren.
Cidadão Invisível
de Alexandra Alencar. Santa Catarina. 2003. 24 min. Documentário. Sem classificação.
AGÔ
de Lau Santos. Santa Catarina. 2015. 7 min. Episódio de webserie. Sem classificação. Com Dalton Madruga, Djavan Nascimento e Eloisa Gonzaga.
Convidados: Juliana Rosa – doutoranda no PPGT-Udesc, professora no DAC-Udesc; Coletivo NEGA; Moderador: Leandro Batz – Coletivo Inclassificáveis
Dia 15, sexta-feira, 19h, Psicanálise vai ao cinema
Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual
(Medianeras)De Gustavo Taretto. Argentina. 2011.95min. Comédia, Drama. 12 anos. Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala e Inés Efron.
Martín e Mariana experimentam os impasses do amor em uma grande cidade. A solidão e a cultura virtual atravessam suas experiências.
Comentaristas: Diego Cervelin, analista praticante, doutor em Literatura (UFSC); Sílvia Ghizzo, analista praticante, participante EBP/SC.
Dia 18, segunda-feira, 19h, ART 7
Yojimbo-O Guarda Costas
(Yôjimbô) De Akira Kurosawa. Japão. 1961. 110min. Drama. Sem classificação. Com Toshirô Mifune, Eijirô Tôno e Tatsuya Nakadai. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
Samurai, ao entrar em uma aldeia, descobre que o local está dividido entre duas gangues. Coloca os dois lados em confronto mas precisa enfrentar o filho de um dos bandidos.
Dia 19, terça-feira, 19h, Cine Alemão
Gesualdo – Morte para cinco vozes
(Tod für fünf Stimmen) de Werner Herzog. Alemanha. 1995. 60min. Sem Classificação. Com Pasquale D’Onofrio, Salvatore Catorano e Angelo Carrabs.
Trabalhos, lenda e assassinatos do Carlo Gesualdo, um compositor e assassino italiano notório do século XVI.
Dia 20, quarta-feira, 19h, ART 7
Por um Punhado de Dólares
(Per un pugno di dollari) De Sergio Leone. Itália, Espanha, Alemanha. 1964. 99min. Drama, western. 14 anos. Com Clint Eastwood, Gian Maria Volontè e Marianne Koch. Ciclo: Kurosawa vs. remakes.
Em aldeia mexicana, pistoleiro sem nome, pretendendo desmascarar os criminosos, aceita a proposta de gangues rivais.
Dia 21, quinta-feira, 19h, CineSesc
Cinzas do Passado
(Dung che sai duk) de Wong Kar-Wai. Hong Kong. 1994. 100 min. Drama, ação. 12 anos. Com Brigitte Lin, Maggie Cheung e Leslie Cheung.
Feng Ou-Yang é um agente procurado quando alguém deseja eliminar uma pessoa. A mágoa do passado faz com que torne-se cínico, mas os encontros com clientes, amigos e inimigos fazem-no perceber sua solidão.
Dia 22, sexta-feira, 19h, Curtas Universitários
Gente
De Arantxa Pellme. Brasil. 2015. 25min. Documentário.
Como agem as pessoas quando elas acham que não estão sendo observadas?
De Gabriel Ornellas. Brasil. 2015. 20min. Drama. Com Luiz Conti, Luiz Henrique Cudo e Angélica Mahfuz.
Jorge irá se casar e quer avisar seu amigo de São Petesburgo. Mas não sabe que seu pai tem outros planos.
Delírios de uma primavera de outono
De Guilherme Pozzibon. Brasil. 22min. Documentário.
A cidade é tomada por um estado de delírio-hipnótico, de transe. Grande parte da população saiu às ruas em histeria. Um documentário poético acerca das manifestações em Florianópolis, 18 de junho de 2013.
Haverá debate com os realizadores.
Dia 25, segunda-feira, 19h, Mostra Primeiros Filmes
O que há, tigresa?
(What’s up, tiger Lily?) de Woody Allen. EUA. 1966. 80min. Comédia. Sem classificação. Com Tatsuya Mihashi, Mie Hama e Woody Allen.
Aventuras, perseguições, traições, mil e uma emoções e mulheres belas e fatais numa trama onde vale tudo para capturar a receita secreta de salada de ovo.
Dia 26, terça-feira, 19h, Mostra Primeiros Filmes
Sinais de vida
(Lebenszeichen) de Werner Herzog. Alemanha. 1968. 86min. Sem classificação. Com Peter Brogle, Wolfgang Reichmann e Athina Zacharopoulou.
Soldado alemão locado em uma unidade na Grécia enlouquece e toma um forte repleto de explosivos, ameaçando destruir a cidade inteira.
Dia 27, quarta-feira, 19h, Mostra Primeiros Filmes
O Mensageiro trapalhão
(The bellboy) de Jerry Lewis. Eua. 1961. 72min. Comédia. Sem classificação. Com Jerry Lewis, Alex Gerry e Bob Clayton.
No hotel Foutainebleu tudo costuma correr bem – isso quando Stanley, o mensageiro, não está envolvido. Com ele, o que pode dar errado, dará.
Dia 28, quinta-feira, 19h, Mostra Primeiros Filmes
Porto das caixas
De Paulo César Saraceni. Brasil. 1962. 75min. Drama. Sem classificação. Com Irma Alvarez, Reginaldo Faria e Paulo Padilha.
Mulher, ultrajada pelo marido bruto e mesquinho, busca ajuda para matá-lo, envolvendo possíveis comparsas nos seus encantos.
Dia 29, sexta-feira, 19h, Mostra Primeiros Filmes
The big shave
De Martin Scorsese. EUA. 1968. 6min. Sem classificação. Com Peter Bernuth.
Ao fazer a barba, um jovem se corta. Bastante.
Quem bate à minha porta?
(Who’s that knocking at my door?) de Martin Scorsese. EUA. 1967. 90min. Sem classificação. Com Harvey Keitel, Zina Bethune e Lennard Kuras.
J.R. se apaixona por uma moça, mas o passado dela, e o lado católico dele, irão pô-lo em crise.