Dia 01, quinta-feira, 19h, Documentário Histórico
De Geraldo Sarno. Brasil. 1965. 37min. Documentário. Livre.
A vida dos migrantes que deixam o nordeste do Brasil em direção a São Paulo nos anos 1960, em busca de melhores condições de sobrevivência.
De Maurice Capovilla. Brasil. 1965. 32min. Documentário. Livre.
Particularidades da vida dos jogadores de futebol, as dificuldades e esperanças e a estrutura econômica e política por trás do esporte.
Mediação: Prof. Dr. Rafael Hagemeyer (Departamento de História/Udesc)
Dia 02, sexta-feira, 19h, Grandes Diretoras
Destruir, disse ela
(Détruire Dit-Elle) de Marguerite Duras. França. 1969. 100min. Drama/Mistério. Sem classificação. Com Catherine Sellers, Michael Lonsdale, Henri Garcin e Nicole Hiss.
Um grupo de pessoas se encontra em um hotel de campo e passa a se relacionar de formas singulares.
Dia 05, segunda-feira, 19h, Cine Africano
De Gaston Kaboré. Burkina Faso. 1983. 75min. Drama. Sem classificação. Com Serge Yanogo, Boucare Ouedraogo e Colette Kaboré.
Um vendedor ambulante, ao cruzar a savana, encontra uma criança inconsciente e a deixa com uma família na vila mais próxima, dando-lhe o nome Wend Kuuni.
Dia 06, terça-feira, Cine Delas [Floripa]
De Cecilia Peck. EUA, Israel, Itália, África do Sul. 2013. 88min. Documentário/Biografia. Sem classificação.
Jornada pessoal de Linor Abargil, Miss Israel, que foi violentada e utilizou da sua visibilidade para ajudar outras vítimas de violência.
De Giovana Zimermann. Brasil. 2016. 15min. Drama. 14 anos. Com Angélica Mahfuz, Eliane Carpes e Johny Bruckhoff.
Após violências sofridas na infância e na adolescência, Aimèe sublima sua sensualidade, entendendo-a como uma ameaça.
Dia 07, quarta-feira, ART 7
(Suffragette) de Sarah Gavron. Reino Unido. 2015. 106 min. Drama/Biografia. Sem classificação. Com Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep.
História do grupo de mulheres britânicas que lutou pelo direito ao voto no início do Século XX.
Dia 08, quinta-feira, Ciclos Latinoamericanos: Peru
(Contracorriente) de Javier Fuentes-León. Peru, Colômbia, França, Alemanha. 2009. 97min. Drama. 14 anos. Com Cristian Mercado, Tatiana Astengo e Manolo Cardona.
Miguel é casado e está prestes a ser pai, mas o encontro com um pintor recém chegado na vila onde mora transforma sua vida.
Dia 09, sexta-feira, Sessão Divã
(Une nouvelle amie) de François Ozon. França. 2015. 107min. Drama. 16 anos. Com Romain Duris, Anaïs
Demoustier e Raphaël Personnaz.
Quando Laura fica doente e morre, Claire se aproxima de seu marido, David e surpreende-se ao descobrir o segredo íntimo do viúvo.
Mediadores: Me. Taoana Padilha e Dr. Sérgio Scotti, psicanalistas.
Dia 12, segunda-feira, Ciclos Latinoamericanos: Peru
(Magallanes) de Salvador del Solar. Peru, Argentina, Espanha. 2015. 109min. Drama. 14 anos. Com Damián Alcázar, Tatiana Astengo e Jairo Camargo.
A rotina de um motorista de táxi se transforma quando uma mulher de seu passado no exército peruano entra em seu carro.
Dia 13, terça-feira, Imagens Políticas
Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência
De Coletivo de Mulheres Atingidas por Barragens (MAB). Brasil. 2017. 103min. Documentário. Livre.
A história de luta das mulheres atingidas por barragens nas cinco regiões do país usando uma técnica de bordado vinda do legado das mulheres chilenas.
Mediação: Adriane Canan, jornalista, documentarista, roteirista, diretora e Rodrigo Timm Seferin, membro da coordenação estadual do MAB/SC.
Dia 14, quarta-feira, ART 7
Preciosa: Uma história de esperança
(Precious) de Lee Daniels. EUA. 2009. 110 min. Drama. Sem classificação. Com Gabourey Sidibe, Mo’Nique e Paula Patton.
A jornada de uma garota por um caminho com inúmeras adversidades, mas que nunca deixa de acreditar em um futuro melhor para si.
Dia 15, quinta-feira, Grandes Diretoras
As crianças
(Les enfants) de Marguerite Duras. França. 1985. 84min. Comédia. Sem classificação. Com Axel Bogousslavsky, Daniel Gélin e Tatiana Moukhine.
Ernesto tem 7 anos, mas a aparência de 40. Ele decide abandonar a escola por não querer que lhe ensinem coisas que desconhece, é incompreendido pela sociedade, mas recebe o apoio da família.
Dia 16, sexta-feira, Psicanálise vai ao Cinema
(Dead Ringers) de David Cronenberg. Canadá, EUA. 1988. 116min. Drama/Suspense. 16 anos. Com Jeremy Irons, Geneviève Bujold e Heidi von Palleske.
O encontro entre os gêmeos Beverly, Elliot e Claire promove alguns eventos inesperados e traz à tona uma sincronia mortífera.
Mediação: Maria Teresa Wendhausen, psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBC/SC) e Heitor Caramez Peixoto, doutorando em Literatura (UFSC).
Dia 19, segunda-feira, Cinema entre fronteiras
(El abrazo de la serpiente) de Ciro Guerra. Colômbia, Venezuela, Argentina. 2015. 125min. Aventura/Drama. 14 anos. Com Brionne Davis, Nilbio Torres e Antonio Bolívar.
A solidão de Karamakate, último sobrevivente de seu povo, é interrompida com chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico em busca de uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar.
Dia 20, terça-feira, Cine Francês AF
(Alda et Maria) de Maria Esperança Pascoal. Portugal. 2011. 94min. Drama. Sem classificação. Com Catarina Avelar, Elisabete Baldé e Willion Brandão.
Verão de 1980. Alda e Maria chegam a Lisboa em fuga da Guerra Civil de Angola cheias de esperança no que o futuro lhes reserva.
Dia 21, quarta-feira, ART 7
(Mustang) de Deniz Gamze Ergüven. Turquia, Alemanha, França. 2015. 97 min. Drama. Sem classificação. Com Güneş Nezihe Şensoy e Doğa Zeynep Doğuşlu.
Cinco irmãs de um vilarejo turco são punidas depois de brincarem com os meninos, ato considerado escandaloso pela avó das garotas.
Dia 22, quinta-feira, Cine Francês AF
(Une bouteille à la mer) de Thierry Binisti. Canadá, França, Israel. 2011. 100min. 12 anos. Drama. Com Agathe Bonitzer, Hiam Abbass e Mahmoud Shalaby.
Tal é uma jovem francesa que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, exprimindo suas interrogações.
Dia 23, sexta-feira, FECHADO
Aniversário de Florianópolis
Dia 26, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema
De Michael Snow. Canadá, EUA. 1967. 45min. Experimental. 12 anos. Com Hollis Frampton, Amy Taubin e Joyce Wieland.
A câmera filma uma sala predominantemente vazia, num lento zoom em direção a um quadro na parede, acompanhado de um som de frequência cada vez mais aguda.
(The incredible shrinking man) de Jack Arnold. EUA. 1957. 81min. Ficção científica. 12 anos. Com Grant Williams, Randy Stuart e April Kent.
Durante um passeio de barco, Scott Carey é atingido por uma misteriosa nuvem de partículas brilhantes e começa a encolher diariamente.
Mediação: Bruno Andrade, crítico de cinema.
Dia 27, terça-feira, 19h, Foco em Cinema
De Stan Brakhage. EUA. 1993. 3min. Experimental/ficção científica. 12 anos.
A visão artística do cosmos de Stan Brakhage.
Duas ou três coisas que eu sei dela
(2 ou 3 choses que je sais d’elle) de Jean-Luc Godard. França. 1967. 87 min. Drama. 16 anos. Com Marina Vlady, Anny Duperey, Jean Narboni.
Um dia na vida de Juliette Jeanson, uma dona de casa que divide sua rotina entre os afazeres domésticos e a prostituição, intercalado com cenas da contemporaneidade parisiense.
Dia 28, quarta-feira, ART 7
(Hidden Figures) de Theodore Melfi. EUA. 2016. 127 min. Drama/Biografia. Sem classificação. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.
História da equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas que participaram ativamente na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.
Dia 29, quinta-feira, Grandes Diretoras
O caminhão
(Le camion) de Marguerite Duras. França. 1977. 76min. Drama. Sem classificação. Com Marguerite Duras e Gérard Depardieu.
Escritora lê para um ator o roteiro de um filme sobre uma mulher que pega carona com um motorista de caminhão.