Dia 03, segunda feira, 19h, Quanto Dura o Tempo
(Sanxia haoren) de Zhangke Jia. China, Hong Kong. 2006. 111 min. Drama. 12 anos. Com Tao Zhao, Zhou Lan e Samning Han.
Enquanto uma vila é gradualmente demolida para dar espaço a uma represa, homem e mulher viajam para lá para encontrar seus respectivos cônjuges e testemunham mudanças sociais.
Dia 04, terça-feira, 19h, Imagens do Desejo
De Sidney Lumet. Reino Unido, EUA. 1977. 125 min. Drama, suspense. 18 anos. Com Richard Burton, Peter Firth e Jenny Agutter.
Psiquiatra é designado para investigar uma série de crimes onde cavalos tiveram seus olhos perfurados. O principal suspeito é um rapaz de 17 anos. Conforme descobre a real natureza e os problemas do garoto, ele percebe que também tem seus temores para enfrentar.
Comentarista: Alberto Philippi May – Psicanalista, membro fundador de Maiêutica Instituição Psicanalítica e Traço Freudiano Instituição Psicanalítica. Participante do Movimento de Convergência e das Reuniões Lacanoamericana.
Dia 05, quarta feira, 18h45, Art 7
Abertura com Leonardo Silas, integrante do Grupo Art 7.
19h
(Shakespeare in love) de John Madden. EUA. 1998. 123min. Comédia, Romance. 14 anos. Com Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes e Geoffrey Rush. Ciclo: Shakespeare 400 anos.
Enfrentando um bloqueio criativo, William Shakespeare encontra inspiração ao se apaixonar por jovem que sonha em ser atriz, e se fantasia de homem para poder atuar.
Comentarista: Leonardo Silas
Dia 06, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas
Mostra de Filmes Migrantes: Vida em Movimento
de Sansara Buriti. SC. 2014. 25 min. Documentário. Livre.
A mudança para um novo bairro faz Sansara perceber a existência de uma comunidade de universitários africanos.
Rekomance
de Ana Martins. SC. 12min. Documentário. Sem classificação.
As perspectivas e o cotidiano de imigrantes haitianos em Chapecó, em busca de um recomeço para suas vidas.
100% Boliviano, mano
de Alice Riff e Luciano Onça. SP. 14 min. Documentário. Sem classificação.
O cotidiano de Choco, jovem imigrante da Bolívia na cidade de São Paulo, buscando compreender a segunda geração de bolivianos que vem criando raízes na cidade.
Deslocadas
Eliza Cupai. SP, PE, RJ. 5min. Documentário. Sem classificação.
A trajetória de duas gerações, de emigrantes pernambucanas, mãe e filha, a partir do retorno da jovem de Nova Iorque depois de sete anos fora.
Congo Brasil Funk
de Guilherme Ledoux. SC. 12 min. Documentário. Sem classificação.
A história da banda Congo Brasil Funk, que mistura ritmos brasileiros e do congo.
Comentaristas: Sansara Buriti – diretora do filme “Eu sou de lá”, Grupo de Apoio de Refugiados de Florianópolis, Bárbara Telles (Mediadora) – Grupo Imagens Políticas.
Dia 07, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
(Interiors) de Woody Allen. EUA. 1978. 93 min. Drama. 14 anos. Com Diane Keaton, Geraldine Page e Kristin Griffith.
A vida de três irmãs sai de controle após o súbito e inesperado divórcio de seus pais.
Comentarista: Michele Brofman, psicanalista do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação).
Dia 10, segunda feira, 19h, Quanto Dura o Tempo
(He liu) de Ming-liang Tsai. Taiwan. 1997. 115 min. Drama, Romance. 16 anos. Com Tien Miao, Kang-sheng Lee e Yi-Ching Lu.
Jovem desenvolve grave dor no pescoço depois de mergulhar num rio poluído. Sua dor física reflete o mal-estar de sua família disfuncional.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colabourou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.
Dia 11, terça feira, 18h45, Art 7
Abertura com Luis Fritzen, integrante do Grupo Art 7.
19h
(Twelfth night or What you will) de Trevor Nunn. EUA. 1996. 134min. Comédia. Livre. Com Helena Bonham Carter, Richard E. Grant e Imogen Stubbs. Ciclo: Shakespeare 400 anos.
Moça se disfarça de homem para ficar junto ao seu amado, apenas para ser cortejada pela mulher que ele ama.
Comentarista: Luis Fritzen.
Dia 13, quinta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema
(Mat i syn) de Aleksandr Sokurov. Alemanha, Rússia. 1997. 73 min. Drama. 16 anos. Com Gudrun Geyer e Aleksei Ananishnov
Entre paisagens especialmente plásticas e por meio de gestos delicados, apresentam-se vários sentimentos que envolvem a relação entre um filho e sua mãe nos últimos momentos juntos.
Comentarista: Rosana Cacciatore – Pesquisadora, doutoranda em teoria literária (UFSC), cineasta.
Dia 14, sexta-feira, 18h45, Art 7
Abertura com Ricardo Helou, integrante do Grupo Art 7.
(Much Ado About Nothing) de Kenneth Branagh. EUA, Inglaterra, Irlanda do Norte. 1993. 111min. 12 anos. Com Emma Thompson, Kenneth Branagh e Denzel Washington. Ciclo: Shakespeare 400 anos.
Após uma batalha, príncipe siciliano e sua comitiva chegam a uma vila, onde casos de amor e intrigas acontecem.
Comentarista: Ricardo Helou
Dia 17, segunda feira, 19h, Quanto Dura o Tempo
(Zui Hao de Shi Guang) de Hsiao-Hsien Hou. França, Taiwan. 2005. 139 min. Drama. Sem classificação. Com Qi Shu, Chen Chang e Fang Mei.
Três histórias de amor situadas em três momentos diferentes: um bar de sinuca em 1966, um prostíbulo em 1911, e uma metrópole em 2005.
Dia 18, terça-feira, 18h45, Art 7
Abertura com Maria Teresa Collares, professora e coordenadora do Inglês sem Fronteiras do IFSC, doutora em Letras-Inglês (UFSC). Experiência na área de Letras, Formação de Professores, Ensino de Inglês como Língua Adicional e Literatura, com ênfase em Estudos de Cinema e Estudos Culturais.
19h
(The Taming of The Shrew) de Franco Zeffirelli. EUA. 1967. 122min. 12 anos. Com Elizabeth Taylor, Richard Burton e Michael York. Ciclo: Shakespeare 400 anos.
Cavalheiro empobrecido quer se casar e encontra uma pretendente rica, mas passa por dificuldades para convencê-la do matrimônio.
Comentarista: Maria Teresa Collares.
Dia 19, quarta-feira, 19h, O Filme que Eu Gostaria de Ter Feito
(The Day After) de Nicholas Meyer. EUA. 1983. 127 min. 18 anos. Drama, ficção-científica. Com Jason Robards, JoBeth Williams e Steve Guttenberg.
Os impactos de um desastre nuclear causado pelos conflitos da guerra fria, na década de 80, centrado em acontecimentos na capital do Kansas.
Comentarista: Alexandre Linck Vargas – graduado em cinema e vídeo, mestre em ciências da linguagem, doutor em literatura e professor e pesquisador da Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul.
Dia 20, quinta-feira, 19h, Cine Africano
(Au nom du Christ) de: Roger Gnoan M´Bala. Costa do Marfim. 1993. 90 min. Drama. Livre. ComAkissi Delta, Martin Guedeba e Albert Ayatollah.
Criador de porcos desprezado por todos tem a visão, após se embebedar, de um Deus-criança que o elege para salvar seu povo. Ele passa a ser Magloire 1º, primo de Cristo, e usa sua eloqüência para fundar uma seita.
Dia 21, sexta-feira, 18h30, Art 7
Palestra de abertura com o professor Rafael Raffaelli, Doutor em Psicologia Clínica, Pós-Doutor em Teatro, Professor Titular da UFSC (aposentado), tradutor de peças de William Shakespeare e autor de diversos livros e artigos em periódicos científicos.
19h
Sonho de uma Noite de Verão
(A Midsummer Night’s Dream) de Michael Hoffman. EUA, Inglaterra, Itália, Irlanda do Norte. 1999. 116min, 12 anos. Com David Strathairn, Sophie Marceau e Bernard Hill. Ciclo: Shakespeare 400 anos.
Na Itália do início do século XX, amantes sofrem com sentimentos não-correspondidos e a imposição de familiares. A influência de fadas e duendes complica ainda mais a situação.
Dia 22, sábado, 13h, Mostra Sonora
de Fernanda Peres e Taise Bertoldi. Brasil. 2008. 42 min. Documentário. Livre.
Reportagem sobre a vida da cantora catarinense Neide Mariarrosa.
Mawaca
de Katia Klock. Brasil. 2006. 13min. Documentário. Livre
Trajetória do eclético grupo musical paulista formado por oito cantoras. A pesquisa musical de recuperação de canções antigas de várias partes do mundo é o diferencial do Mawaca.
Eli – Grito de Esperança
de Katia Klock e Marco Martis. Brasil. 2015. 5min. Videoclipe. Livre.
Té Mais (A Corda em Si)
de Antonio Rossa. Brasil. 2016. 4min. Videoclipe. Livre.
Currículo : Idealizador da produtora Transitoriamente, com mais de 60 projetos audiovisuais lançados. Primeiro diretor catarinense Top 10 MTV (2010).
O teu amor me faz tão bem (Meliza & Piero)
de Antonio Rossa. Brasil. 2015. 3 min. Videoclipe. Livre.
Renascendo em cada dia (Silvia Abelin)
de Stanley Costa. Brasil. 2016. 5 min. Videoclipe. Livre.
Haverá debate com os realizadores Marco Martins, Antônio Rossa, Stanley Costa, Fernanda Peres e Taise de Queiros Bertoldi.
Dia 24, segunda feira, 19h, Quanto Dura o Tempo
(Sang sattawat) de Apichatpong Weerasethakul. Tailândia, França, Áustria. 2006. 105min. Drama. Sem classificação. Com Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram e Sophon Pukanok.
As relações entre médicos e pacientes em um hospital no interior da Tailândia e depois em outro hospital na capital, décadas depois. As situações vividas no primeiro cenário ecoam no segundo.
Dia 25, terça feira, 19h, Festival do Cinema de Animação
PROGRAMME GOBELINS, L´ÉCOLE DE L´IMAGE
18 Curtas-metragens da escola Gobelins, referência para a criação de imagens na França. Classificação: 12 anos. Duração: 50 min.
Made In China de Vincent Tsui. 2015. 3 min
Shudô de To-Anh Bach. Charles Badiller , Hugo Weiss . 2015. 2 min.
Mortal Breakup Inferno de Paula Assadourian, Débora Cruchon, Thibaud Gayral, Maxime Delalande, Batiste Perron, Marlène Beaube. 2014. 3 min.
Hors Champ de Hugo De Faucompret, Pierre Pinon, Johan Ravit, Arthus Pilorget, Valentin Stoll. 2014. 1 min.
Coil. de Juliette Peuportier , Julie Robert , Arnaud Tribout , Eva Lusbaronian , Charles Badiller. 2014. 1 min.
Fol Amor de Augustin Clermont, Marthe Delaporte, Gaspard Sumeire, Maïlys Garcia, Gilles Cortella , Clément De Ruyter. 2013. 2 min.
Un conte de Guillaume Arantes. 2013.2 min.
Eclipse de Théo Guignard , Nöé Lecombre , Hugo Moreno – 2012 – 4 min
One Dayde Joël Corcia , Bung Nguyen , Thomas Reteuna , Laurent Rossi , Bernard Som – 2012 – 4 min
Vésuves de Kevin Manach – 2011 – 3 min
Les Chiens isolés de Rémi Bastie , Jonathan Djob Nkondo , Jérémy Pires , Kevin Manach , Paul Lacolley , Nicolas Deghani – 2011 – 6 min
3 petits points de Lucrèce Andreae , Albert Dieudonné , Tracy Nowocien , Ornélie Prioul , Tracy Schaepman , Florian Parrot – 2010 – 3 min
Jean-Luc de Arthur Peltzer , Jean-Baptiste Maligne , Paul Nivet , Julien Daubas , Jérémy Macedo , Fabien Guillaume – 2010 – 2 min
Le Ruban de Thomas Charra , Michaël Crouzat , Kherveen Dabylall , Denis Do , Gabriel Jolly-Monge – 2009 – 3 min
Blind Spot de Simon Rouby , Johanna Bessiere , Nicolas Chauvelot , Olivier Clert , Cécile Dubois Herry , Yvon Jardel – 2014 – 3 min
Jurannessic de In-Ah Rödiger , Simon Pierre Andriveau , Yann Avenati , Hervé Barbereau , Louis Clichy – 2002 – 1 min
Myosis (Gobelins) de Emmanuel Asquier-Brassart , Guillaume Dousse , Thibaud Petitpas , Adrien Gromelle , Ricky Cometa – 2013 – 3 min
Duo (Gobelins) de Janis Aussel , Elsa Boyer , Marie-Pierre Demessant , Dorian Lee , Laurent Moing , Guitty Mojabi , Aron Bothman – 2014 – 3 min
Dia 26, quarta-feira, 19h, Festival do Cinema de Animação
PROGRAMME “THE BEST OF ANNECY”
Sete curtas-metragens selecionados pelo Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy para prestar homenagem à diversidade de animação francesa. Classificação: 12 anos. Duração: 71 min.
Mademoiselle Kiki et les Montparnos de Amélie Harrault. 2012. 14 min.
Lettres de femmes de Augusto Zanovello – 2013. 10 min.
El Canto de Inès Sedan. 2013. 8 min.
Le Sens du toucher de Jean-Charles Mbottimalolo. 14 min.
Sillon 672 de Bastien Dupriez. 2014. 4 min.
Chaud Lapin de Alexis Magaud, Soline Bejuy, Maël Berreur, Géraldine Gaston, Andrivon Flora. 2014. 5 min.
The Race de Michaël Lemeur. 2015. 15 min.
Dia 27, quinta-feira, 19h, ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
Não haverá sessão no cineclube.
Dia 28, sexta-feira, 19h, Festival do Cinema de Animação
de Simon Rouby. França. 2015. 85 min. 12 anos.
Garoto de aldeia remota da África sai em busca de seu irmão que desapareceu. Sua busca o leva até as linhas de frente da Primeira Guerra Mundial em 1916.
Dia 31, segunda feira, 19h, Quanto Dura o Tempo
(Yi Yi) de Edward Yang. Taiwan, Japão. 2000. 173min. Drama. Sem classificação. Com Nien-Jen Wu, Elaine Jin e Issei Ogata.
Um ano na vida de uma família, enquanto eles buscam significado e reconciliação entre o passado e o presente.