Dia 1, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
(Du Vent dans mes Mollets) de Carine Tardieu. França. 2011. 89min. Comédia. 12 anos. Com Agnès Jaoui, Denis Podalydès e Isabelle Carré.
Raquel tem poucos amigos e recebe uma educação autoritária por parte de seus pais. Sua rotina muda quando conhece Valérie.
Comentaristas: Isabela do Valle, psicanalista do Fórum do Campo Lacaniano de Fpolis (em formação) e Patrícia Romani, psicanalista.
Dia 4, segunda-feira, 19h,
Fragmentos de um Filme-Esmola: A Sagrada Família
de João César Monteiro. Portugal. 1972. 75 min. Comédia. 16 anos. Com Manuela de Freitas, João Perry, Dalila Rocha
O cotidiano de uma estranha família é filmado por uma garota com uma câmera de película 8mm.
Dia 5, terça-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
(Conte D’Été) de Eric Rohmer. França. 1996. 113 min. Drama, romance. 10 anos. Com Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Gwenaëlle Simon.
Jovem de férias espera a chegada de sua namorada e conhece duas garotas. Ele acaba envolvido com as três e dividido entre elas.
Dia 6, quarta-feira, 19h, Art 7 – Ciclo Filmes de Culto
(Our Daily Bread) de King Vidor, EUA, 1934, 80 min. Drama. Sem classificação. Com Barbara Pepper, Karen Morley, Tom Keene.
Durante a Grande Depressão, um grupo de pessoas luta contra a adversidade, formando uma cooperativa para trabalhar a terra.
Dia 8, sexta-feira, 19h, Psicanálise vai ao Cinema
(Léolo, parce que moi je rêve…) de Jean-Claude Lauzon. França, Canadá. 1992. 110min. Drama. 16 anos. Com Julien Guiomar, Gilbert Sicotte, Maxime Collin.
Léolo, porque sonha, e por intermédio da escrita, como um pequeno poeta e à sua maneira, talvez procure alterar uma realidade familiar marcada pela loucura.
Dia 11, segunda-feira, 19h, Mostra João César Monteiro
de João César Monteiro. Portugal. 1986. 143 min. Drama. Sem classificação. Com Laura Morante, Philip J. Spinelli, Manuela de Freitas.
Viúva resgata homem em bote na beira da praia e dá-lhe abrigo. As notícias da morte de um líder palestino e do aparecimento de um barco pirata à deriva levantam dúvidas sobre a identidade dele.
Dia 12, terça-feira, 19h, Sessão Especial
de Vincent Carelli. Brasil. 2016.162 min. Documentário. 12 anos. Com Celso Aoki, Myriam Medina Aoki, Oriel Benites.
A insurgência pacífica e obstinada dos povos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
Dia 13, quarta-feira, 19h, Art 7 – Ciclo Filmes de Culto
(Les Diaboliques) de Henri-Georges Clouzot. França. 1955. 116 min. Suspense. Sem classificação. Com Noël Roquevert, Simone Signoret, Vera Clouzot.
A esposa e a amante assassinam o marido, jogando-o na piscina do colégio onde ele trabalhava. Quando a piscina é limpa, o corpo não está mais lá.
Dia 14, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas
Farinhada
de Gaivota & Maçarico Filmes. Brasil. 2007. 29 min. Documentário. Livre.
A fabricação artesanal de farinha de mandioca em um dos poucos engenhos ainda existentes na Praia do Santinho.
O boi de campo e o boi de pano
de Gaivota & Maçarico Filmes. Brasil. 2007. 34 min. Documentário. Livre.
A polêmica farra do boi – gravada durante a Semana Santa em 2003 – e a confecção das alegorias e primeiras apresentações do grupo de Boi de Mamão da Praia do Santinho.
Comentarista: Valéria Binatti – Produtora-colaboradora do espaço Engenho do Zé, uma das idealizadoras do projeto Histórias do Santinho.
Dia15, sexta-feira, 19h, ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
Não haverá sessão no cineclube.
Dia 18, segunda-feira, 19h, Mostra João César Monteiro
de João César Monteiro. Portugal. 1989. 122 min. Comédia, drama. 16 anos. Com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado.
Homem de meia-idade admirador de Schubert é expulso da pensão onde vive e vai para hospício, de onde sai para criar problemas.
Dia 19, terça-feira, 19h, Cine Africano
(Barakat!) de Djamila Sahraoui. Argélia, França. 2006. 95 min. Drama. Sem classificação. Com Rachida Brakni, Fattouma Ousliha Bouamari, Zahir Bouzerar.
Na Guerra Civil da Argélia, duas mulheres procuram pelo marido da mais jovem delas. Ignorando a ameaça de ataque pelas milícias, as duas desafiam os homens que encontram a ajudá-las em sua busca.
Dia 20, quarta-feira, 19h, Art 7 – Ciclo Filmes de Culto
(The River/Le Fleuve), de Jean Renoir, EUA/França/Índia, 1951, 92 min. Drama. Sem classificação. Com Patricia Walters, Radha, Adrienne Corri, Thomas E. Breen
O filme conta a história de três garotas inglesas vivem em Bengala, perto de um grande rio na Índia.
Dia 21, quinta-feira, 19h, Sessão Programadora Brasil
de Walter Lima Jr. Brasil. 1978. 102 min. Drama. 16 anos. Com Anecy Rocha, Claudio Marzo, Paulo César Peréio.
Durante o carnaval carioca, o filho de uma dançarina é sequestrado. Com a ajuda de um jornalista, ela se embrenha no submundo para recuperar seu bebê.
Dia 22, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura
(Eve’s Bayou) de Kasi Lemmons. EUA. 1997. 110min. Drama. 14 anos. Com Samuel L. Jackson, Lynn Whitfield, Debbi Morgan.
O cotidiano de uma família negra americana dos anos 60 pela perspectiva da filha de 10 anos em suas lembranças.
Comentarista: Maristela Campos – Doutora em Literatura de Língua Inglesa. Professora do Colégio de Aplicação. Membro do Grupo Alteritas – Pesquisa e Estudos em Diferença, Arte e Educação.
Dia 25, segunda-feira, 19h, Mostra João César Monteiro
de João César Monteiro. Portugal, França. 1992. 88 min. Drama. Sem classificação. Com Fabienne Babe, Canto e Castro, Francesca Prandi.
Jovem prestes a cometer suicídio é salvo por velho marinheiro que então o conduz pela vida dos clubes noturnos de Lisboa.
Dia 26, terça-feira, 19h, Cine Instituto Goethe
de Konrad Wolf. Alemanha Oriental. 1980. 144 min. Drama, musical. Sem classificação. Com Renate Krößner, Alexander Lang, Dieter Montag.
Na Alemanha Socialista, jovem operária tenta fazer carreira como cantora, percorrendo o interior do país com sua banda.
Dia 27, quarta-feira, 19h, Art 7
(Le Salaire de la peur) de Henri-Georges Clouzot. França. 1953. 151 min. Suspense. Sem classificação. Com Yves Montand, Charles Vanel, Peter van Eyck.
Três estrangeiros, recebem proposta tentadora para que transportem um carregamento de nitroglicerina em dois caminhões por estradas esburacadas.
Dia 28, quinta-feira, 19h, Foco em Cinema
de Jean-Pierre Melville. França. 1950. 105min. Drama. Sem classificação. Com Nicole Stéphane, Edouard Dermithe, Renée Cosima.
Quatro jovens se mudam para o apartamento luxuoso do marido falecido da garota mais velha, onde criam relacionamentos e jogos peculiares.
Dia 29, sexta-feira, 19h, Foco em Cinema
Em parceria com CineSesc
(These are the Damned) de Joseph Losey. Reino Unido. 1962. 87 min. Drama, horror. 16 anos. Com Macdonald Carey, Shirley Anne Field, Viveca Lindfors.
Turista de meia-idade e dois jovens delinquentes descobrem um experimento secreto do governo com crianças.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Editor da Foco – Revista de Cinema.