“Sou ao mesmo tempo fotógrafa e fotografada, torno-me criadora e criatura de minhas imagens e também, deformadora de meu próprio self”
A Fundação Cultural Badesc abre a partir das 19h do dia 28 de maio, no Espaço 2, a exposição Autorretrato, de Lilian Barbon, uma série de autorretratos fotográficos produzidos pela artista nos últimos anos. “Os grandes painéis por certo irão gerar grande reflexão e desconforto ao público tendo em vista que utilizo a fotografia como se fosse um espelho sobre o qual é possível criar e recriar o próprio corpo seja ele deformado, multiplicado ou fragmentado”, explica.
Mestre em Artes Visuais pela UDESC, onde fez também sua graduação, investiu ali grande parte de seus dias dentro do laboratório fotográfico, descobrindo as nuanças que a fotografia apresenta. “Aos poucos, compreender a fotografia tornou-se um desafio que logo se transformou em paixão”, confessa a artista. “Utilizei incessantemente meu corpo como objeto de minhas primeiras imagens, por ser o mediador mais próximo de minha expressão e comunicação criativa com o mundo. De fato, o corpo humano sempre foi minha grande paixão. Ter um corpo presente, de maneira rápida e precisa, sem a intervenção do outro, tornou-se, a princípio, a maneira mais rápida e prática para expressar minhas ideias”.
A partir disso, a artista embarca em uma pesquisa teórica sobre o tema do autorretrato e da autorrepresentação na fotografia, tema este abordado em sua Graduação e Mestrado em Artes Visuais (UDESC) e sua Especialização em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina, onde refletiu a questão de como as pessoas se fotografam nos meios de comunicação virtual.
Lilian explica que esta exposição é um desdobramento de imagens apresentadas anteriormente em sua exposição “Cronofotografias doSelf”, produzida por ela em 2012, e a oportunidade de apresentar sua produção, tanto prática como teórica, ao público da Fundação Cultural Badesc.
A artista ministra diversas oficinas e workshops sobre o tema, e ministrará também, no dia 24 de junho, na Fundação Cultural Badesc, o mini-curso “O autorretrato fotográfico na arte contemporânea”, quando abordará questões técnicas sobre seu processo e fará uma breve reflexão sobre a fotografia o autorretrato no contexto atual.
A exposição Autorretrato fica aberta ao público até o dia 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h, com entrada gratuita.
Serviço
O quê: abertura da exposição Autorretrato, de Lilian Barbon
Quando: 28 de maio, quinta-feira, às 19h
Visitação: até 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h
Onde: Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846
Entrada gratuita
Sobre Lilian Barbon
Formação acadêmica:
Mestre em Artes Visuais (UDESC)
Especialista em Fotografia (Universidade Estadual de Londrina)
Bacharel em Artes Plásticas (UDESC)