Desenho de Monstro é 1ª exposição inédita de 2023 na Fundação Cultural BADESC

Nona edição do projeto leva o nome de “Nau dos In-sensatos” e abre na quinta-feira, dia 16 de fevereiro; entrada gratuita

A exposição Coletiva Desenho de Monstro “Nau dos In-sensatos” – 9ª edição, organizada por Adriana Mdos Santos, é a primeira mostra inédita a ser exposta em 2023 na Fundação Cultural BADESC. A abertura, com entrada gratuita, será às 19h da quinta-feira, 16 de fevereiro. Na data será realizada uma intervenção musical do projeto Tokata Monstro e declamação de poesia com Rosane Cordeiro da Silva.

Adriana explica que o projeto começou em 2010 e a cada edição há um ineditismo tanto na temática, quanto no formato da mostra. A curadora destaca que Desenho de Monstro trata de pensar o monstruoso como via de reflexão acerca do que a sociedade entende como além do humano.

Para a curadora, a mostra coletiva propõe que o visitante busque o estranho, o insólito, o diferente na sua produção pessoal, não havendo nenhuma restrição de conteúdo, abordagem ou linha conceitual.

Desenhos, pinturas, fotografias, objetos e peças cerâmicas, instalação e vídeo fazem parte desta edição da mostra.

“‘Nau dos In-sensatos’ tem como princípio transpor certas regras curatoriais e de montagem, tendo um caráter muito particular. Tanto que ela se constitui numa certa imprevisibilidade, ainda que obviamente respeitando as regras dos espaços onde acontece. Na coletiva há uma certa cumplicidade entre os envolvidos que tange alguns movimentos da arte onde ela pode tocar notas muito sutis e profundas do público que a aprecia”, destaca a organizadora da mostra.

Artistas participantes

Além da curadora e idealizadora do projeto, Adriana Mdos Santos, outros 19 artistas participam da exposição, são eles: Betânia Silveira, Camila Villacis, Carmen Zaglul, Eliane Veiga, Estevão Mattos, Fernanda Fonseca Machado, Isabela Mendes Sielski, Janaína Corá, João Muller, Joseane Regina Reginatto, Kauê Policastro, Manolo Doyle, Marta Martins, Maurício Muniz, Ricardo Ramos, Robson Xavier da Costa, Ronaldo Linhares, Saulo Pereira e Thaís Gil. O texto de apresentação da nona edição é de Jayro Schmidt.

Adriana ressalta que todos os participantes da nona edição ficaram felizes com a realização da exposição na Fundação Cultural BADESC. “Há um vínculo afetivo e de profundo respeito pelo que este espaço representa em Santa Catarina. E a nossa expectativa é de que a Desenho de Mostro “Nau dos In-sensatos” – 9ª edição seja um acontecimento muito relevante para o histórico da coletiva aliada a um recomeço simbólico da vida cultural do país”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, a visitação gratuita pode ser feita até 30 de março de 2023, sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Serviço: Abertura exposição Coletiva Desenho de Monstro “Nau dos In-sensatos” – 9ª edição

Data:  16 de fevereiro – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)