Exposição José Maria Dias da Cruz, pensamento pictórico abre dia 25 de outubro na Fundação Cultural Badesc

Um conjunto de aproximadamente 70 obras, predominantemente pinturas, desenhos, montagens textuais e três objetos, integram a Exposição José Maria Dias das Cruz, pensamento pictórico, que será aberta às 19h de quinta-feira, 25 de outubro, no Espaço Fernando Beck, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O artista carioca, que mora e trabalha na Capital Catarinense participa da abertura da exposição e os presentes terão a oportunidade de compartilhar com ele sobre seu processo criativo.

De acordo com curadora da mostra, Rosângela Cherem, José Maria prioriza em seus trabalhos dois interesses: cor e espaço. Ou seja, privilegia a lógica do colorido, em que o conhecimento pictórico se apresenta como uma verdade que só existe porque há uma pintura que se pensa por meio da cor, sendo que as formas estão a ela subordinadas.

“Se a condição da cor é ser no colorido, a questão cromática está indissociada do espaço pictórico. Se a cor é para ser pensada e o pigmento é para ser usado, é por meio da consciência do espaço plástico que se pode ultrapassar a estrutura subjacente da tela”, explica.

Rosângela comenta que ela e o artista começaram a preparação da exposição em 2017 e que desde o começo deste ano foram realizados encontros mensais na Fundação Cultural Badesc afim de estudar e entender melhor o processo poético do artista. Quatro artistas que pesquisam a questão da cor foram convidados a apresentar uma obra que dialogue com o pensamento de José Maria. Assim, a exposição também terá a participação especial de Antonio Vargas, Fernando Albalustro, Jociele Lampert e Silvana Macedo.

A Exposição José Maria Dias das Cruz, pensamento pictórico poderá ser visitada até o dia 22 de novembro, de terça a sábado, das 12 às 19h.

Quem é o artista

José Maria Dias da Cruz, nasceu em 1935 no Rio de Janeiro. Atualmente vive e trabalha em Florianópolis. É artista, professor e autor de livros sobre cor e espaço pictórico. Sua poética e fatura estão voltadas para pensar a lógica do colorido, em que o conhecimento só existe porque há uma pintura que se pensa através da cor, sendo que as formas estão a ela subordinadas.

Serviço: Exposição José Maria Dias da Cruz, pensamento pictórico

Data:  25 de outubro de 2018 – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Espaço Fernando Beck | Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC