Fábio Dudas abre exposição Silêncio na Fundação Cultural Badesc

Convite WEB Silêncio, de Fabio Dudas

O Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc recebe a partir da quinta-feira, 3 de agosto, às 19h, a exposição Silêncio, do artista visual Fábio Dudas.  Por meio de pinturas e xilogravuras o silêncio é o elemento predominante nas nove obras que serão apresentadas pela primeira vez em Florianópolis.

“O silêncio dos quadros e gravuras, objetos inanimados que ao mesmo tempo reverberam sua representação imagética. O silêncio da fotografia e de frames de cinema, pontos de partida para a criação destas cenas. O silêncio no sentido de não falar, não contar um segredo. O silêncio omisso. O silêncio do luto, da resignação, do inexprimível”, destaca Fábio.

Há três anos o artista se dedica à essa exposição que segundo ele, ganhou mais força com muitos dos acontecimentos políticos atuais “Existe também o poema de Manuel António Pina, chamado Sob Escombros, que quando o li pela primeira vez foi como a personificação dita das imagens que estava trabalhando. Meu processo é lento, não a execução, mas a pesquisa de imagens, os estudos para as obras. E esse processo é algo não visto, não explicitamente dito no trabalho final, e por isso acho relevante tentar trazer esses elementos à tona”, afirma.

Um pouco mais

Como fio condutor, o silêncio propõe um diálogo sem palavras entre os trabalhos apresentados, ao mesmo tempo em que revela uma desconexão entre eles, gerando uma quase negação na relação entre um e outro. Mas silêncio pode também significar o meio de comunicação, o conteúdo. “Numa época multimídia em que a imagem se torna banal, há algo de exibicionista, ou mesmo trágico, numa técnica essencialmente virtuosa. Para alcançar essa aparente inércia do silêncio nos trabalhos apresentados, a técnica é um veículo, mas intencionalmente secundária, levando o espectador a direcionar o olhar para a essência da imagem, a essência da representação”, acrescenta Fábio.

Fábio Dudas é natural de Telêmaco Borba (PR) e radicado em Florianópolis. Aos 11 anos aprendeu a ilustrar recriando os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola. Cursou bacharelado em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com mestres como Sergio Kirdziej e João Osório Brzezinski. Em Florianópolis passou a frequentar o ateliê de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC), ministrado por Bebeto Oliveira. Seus trabalhos se baseiam na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação.

O que:  Abertura exposição Silêncio, de Fábio Dudas

Quando: 3 de agosto de 2017, quinta-feira, às 19h – visitação até 6 de setembro.

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846