Quase Paisagem em setembro na Fundação Cultural Badesc

Convite WEB_Quase Paisagem, de Gilson Rodrigues_2
Na quinta-feira (01/09), às 19h será realizado no Espaço Fernando Beck, na Fundação Cultural Badesc, o coquetel de abertura da exposição Quase Paisagem, de Gilson Rodrigues. Neste trabalho, o artista apresenta um conjunto de trabalhos em que explora questões relacionadas à história da pintura e também ao universo doméstico.

“Nesta produção crio diálogos entre a tradição da pintura de paisagem e utensílios domésticos. Sobreponho representações de objetos ornamentados sobre ícones da tradição pictórica como John Constable, Almeida Júnior entre outros, criando paisagens fragmentadas e inquietantes. Estes objetos são escolhidos por mim devido às suas características plásticas que na maioria das vezes, remetem a formas orgânicas. Ao deslocar a imagem de objetos comuns, como talheres e xícaras, para o plano da pintura ofereço ao espectador uma outra maneira de perceber as formas presentes na superfície destes utensílios já silenciadas pelo caos da vida cotidiana”, declara o artista.

A exposição Quase Paisagem conta com trabalhos recentes do artista, produzidos entre 2015 e 2016. Gilson Rodrigues utiliza uma grande variedade de técnicas para construir suas pinturas, como o óleo e a encáustica. “Uma das principais características é a variedade de tratamentos que utilizo na construção destas imagens. Desenho, colagem e uma grande gama de técnicas de pintura compõem o corpo destes trabalhos, neste sentido a fatura se torna parte importante do meu processo”, conclui.

Mais sobre o artista

Gilson Rodrigues vive e trabalha em Belo Horizonte (MG). É bacharel em pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem em seu currículo exposições individuais e coletivas, entre as quais se destacam: 45º Salão de Artes Visuais Novíssimos, na galeria Ibeu/RJ, Jardins Suspensos, na galeria de arte do BDMG Cultural/MG, Paisagem, na galeria de arte da Copasa/MG e 26ª Mostra de arte da juventude, no Sesc de Ribeirão Preto/SP.

O que: Abertura da exposição Quase Paisagem, de Gilson Rodrigues

Quando: 1º de setembro, quinta-feira às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846

Quanto: Entrada gratuita