Terra é tema de exposição inédita na Fundação Bades

SAM_9558Uma exposição inédita e que apresenta os 15 anos de dedicação de Odete Calderan às artes abriu em 9 de abril no Espaço Fernando Beck, da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Vídeos e instalações formam o conjunto da exposição Volver que apresenta o ato e a prática de mexer ou revirar a terra, propõe diálogos e reflexões devido a singularidades dos lugares de coleta, implicando um olhar diferente sobre o cotidiano, fazendo o expectador repensar situações ou objetos em meio a deslocamentos.

“Sempre atuei com cerâmica, esculturas e a terra, que é um elemento interligado – é a matéria prima principal das obras. Volver é um trabalho fruto de um processo de longos anos e essa exposição complementa tudo o que tenho feito como artista e gera reflexões”, declara Odete, graduada em Desenho e Plástica e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com Odete, o “nome Volver surgiu para equacionar a estratégia de interligar questões conectadas aos gestos latentes no processo, aos deslocamentos experenciados e questões que vão sendo apreendidas nos trabalhos: escavar, guardar, perfurar, tensionar”, acrescenta a professora pesquisadora nos cursos de Artes Visuais e Design de Produto da UNESC/SC.

Um dos trabalhos de Odete de grande repercussão foi o Entre Esferas I e II, exposto em Santa Maria e também em Porto Alegre, fruto de seu trabalho de mestrado. Este trabalho teve a cerâmica como objeto principal na investigação do modo prático-teórico no processo de criação de uma obra poética.

O quê: exposição Volver, de Odete Calderan. Quando: 09 de abril a 07 de maio, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Quanto: gratuito.