Dia dos Açores: comemoração será na Fundação Cultural Badesc

Convite Web_Dia dos Açores_final2

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Casa dos Açores de Santa Catarina, promove a comemoração do Dia dos Açores, na segunda-feira, 16 de maio, a partir das 19h no Casarão. Para festejar a data, haverá divulgação e venda das obras Saberes e Sabores dos Açores e Açores Quem Somos Porque Somos, ambos de Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral. O evento contará também com a apresentação da Tocata da Casa, grupo de divulgação de música açoriana e regional local.

O dia dos Açores é comemorado na segunda feira depois do Domingo de Pentecostes (Festa do Divino Espírito Santo). A escolha deste dia para comemorar a açorianidade se alicerça no fato de que a celebração do Divino Espírito Santo é a principal festividade dos Açores e das comunidades da diáspora açoriana.

Livros

No livro Saberes e Sabores dos Açores as autoras Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral fazem uma compilação de receitas de todas as ilhas dos Açores, após ampla pesquisa.

“Nenhuma História fica completa sem o estudo da gastronomia do seu povo. Esta permite o conhecimento da evolução do homem, que de caçador e coletor, passou a ser produtor dos seus alimentos, adquirindo também técnicas para a sua manipulação e conservação”, destacam as autoras.

Na obra Açores Quem Somos Porque Somos é retratado em 240 páginas a diversidade e a singularidade dos açorianos que assentam não só na origem diferenciada dos seus povoadores, mas também no contato que tiveram com culturas, sendo estas algumas das temáticas abordadas na obra.

Tocata da Casa

Constituída a partir de 2014, a Tocata da Casa é um grupo formado por seis voluntários associados da Casa dos Açores, com o objetivo de estudar e pesquisar a música folclórica açoriana, na sua origem e da sua evolução às expressões atuais no contexto cultural do Estado de Santa Catarina. A música tradicional açoriana tem sua gênese nos primeiros povoadores do arquipélago dos Açores, na sua maioria portugueses, que trouxeram consigo seus costumes. Com o isolamento e características peculiares das ilhas, moldaram uma maneira própria de vida. A música estava presente na maioria das manifestações populares, as danças e cantares eram motivo de convívio e serviam para atenuar o labor do trabalho, estando presentes nas festividades profanas e religiosas. O grupo se dedica à apresentações musicais em festejos típicos, eventos cívicos, comemorativos e didáticos. Os integrantes são: Dalner Barbi (direção Musical/violão), Márcio Cardoso (percussão), Orlando Carlos da Silveira Mello – Neco (percussão), Gabriel Nascimento (baixolão), Mena Wendhausen (voz), Graça Brum (voz) e Guilherme Cardoso (voz).

Serviço:

O que: Comemoração Dia dos Açores

Quando: Segunda-feira, 16 de maio, às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone: (48) 3224-8846

Quanto: gratuito