Fundação Cultural BADESC promove lançamento de livro com contos e poesias

convite sinergia 2

Publicação, resultado do 10º concurso literário do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, reúne textos de 43 autores; lançamento será em 7 de outubro de 2022

Na sexta-feira, 7 de outubro, a Fundação Cultural BADESC promove o lançamento do livro “Conto e Poesia”, resultado do 10º concurso literário realizado pelo Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (Sinergia). O evento gratuito, que começa às 18h30, vai contar com apresentação musical de Marcoliva e Luciano Bilu e haverá declamação de poesias.

A publicação conta com a participação de 43 autores de todas as regiões de Santa Catarina. De acordo com o Sindicato, 349 escritores participaram da seleção, que teve 873 trabalhos inscritos para a seleção, sendo 594 poesias e 279 contos.

As 30 poesias e os 15 contos, que integram o livro, foram selecionados por Dirce Waltrick, Marcio Markendorf e Telma Scherer, integrantes da Comissão de Conto, e Arlyse Ditter, Marcelo Labes e Pinheiro Neto, da Comissão de Poesia.

Os selecionados no gênero conto foram: Caroline Vetori de Souza, Cecillia Crummenauer Tanner, Diego Ramon Valle Vital, Fabiano Foresti, Giovanni de Sousa Vellozo, Guilherme Bisol, Julia Dias Lopes, Lucas Pereira Carvalho, Lucas Speranza, Luiz Cláudio Cerqueira Baptista, Nicola Gonzaga, Paulo Roberto Missfeldt, Rosana Clesar, Sebastião Gaudêncio Branco de Oliveira e Vanessa Miranda Silva.

Já no gênero poesia, esses são os selecionados: Aline Peretti Silveira, Andrea Honaiser, Brunno Manfrin Dallossi, Camila Hickenbick Kobarg da Costa, Eduard Traste, Carlos Eduardo Vieira de Figueiredo, Cássio Henrique Bauer, Fabiano Foresti, Felipe Moreno Costa, Flávio Theodósio Junkes, Franciely Dal Grande Rosa, Gaby Haviaras, Gisely Jussyla Tonello Martins, Jéferson Silveira Dantas, Jorge Luis Bonamente, Juliana Impaléa, Lino Fernando Bragança Peres, Luciana Gomes Borges, Luiz Cézare Vieira, Renata Luiz dos Santos, Rita Marília Tomaschewski Signorini, Sandrine Allain, Sebastião Gaudêncio Branco de Oliveira, Soeli Tiegs, Suyan de Oliveira de Melo, Talia Bárbara Tumelero, Tamara Martins, Vânia Aparecida Mattozo e Victor de Ávila Domingos.

Mais de 500 exemplares do livro vão ser doados para as bibliotecas públicas de Santa Catarina e outras entidades culturais do país. E no dia do lançamento a publicação estará à venda.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação no casarão pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Concurso literário

O concurso literário da Sinergia existe há 30 anos e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e estimular a criação literária. Segundo os escritores Alcides Buss e Leonor Scliar, é o único no Estado nessa modalidade e com essa longevidade. “Poucas são as entidades não governamentais que tem desenvolvido um programa cultural tão rico e extenso quanto o Sinergia””, destacam.

Nas 10 edições o concurso contou com a participação de 2.671 escritores e teve o registro de 7.103 trabalhos inscritos. Nesse período foram distribuídos gratuitamente mais de 5 mil exemplares.

Serviço: Lançamento do livro “Conto e Poesia” – 10º concurso literário do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (Sinergia)

Data: 7 de outubro – sexta-feira

Horário: 18h30

Local: Fundação Cultural BADESC – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis/SC