Cineclube Fundação Cultural BADESC

cineclube

CINECLUBE FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

O Cineclube Fundação Cultural BADESC é um dos cineclubes mais ativos do Estado de Santa Catarina e um espaço cultural importante por seu caráter acessível, totalmente gratuito e diversificado. A charmosa sala de 45 lugares, localizada no Centro Histórico de Florianópolis, reúne desde 2007 um público muito variado nas sessões diárias para apreciar a sétima arte e conversar sobre suas impressões após as sessões.

Com o horizonte do compromisso ético, o Cineclube atua na construção de um repertório que aborda múltiplas etnias, linguagens e culturas. A curadoria da programação contempla produções clássicas e contemporâneas, nacionais e internacionais, sempre com a premissa de proporcionar um aprofundamento crítico e democrático.

O tema da construção da imagem está sempre presente nas sessões por meio da oferta de importantes títulos da história do cinema mundial, de discussões acerca da narrativa, da linguagem e das referências e influências de grandes diretores e diretoras. Neste sentido o Cineclube também atua sob uma perspectiva de formação, constituindo-se como um importante espaço para a educação audiovisual. Quanto aos temas abordados, conteúdos fundamentais, tratados por vários campos do conhecimento, permitem pensar questões urgentes da contemporaneidade.

A pluralidade e abrangência disponibilizadas ao público só se tornam possíveis por meio da construção coletiva com parceiros e cineclubistas, que colaboram tanto na curadoria dos filmes, quanto nos debates e na divulgação das sessões. Atualmente, as sessões são realizadas em colaboração com 11 parceiros fixos, além de prospecção de Mostras, Festivais, Sessões Especiais e Lançamentos de filmes.

Mais que uma sala para exibição de filmes, o Cineclube Fundação Cultural BADESC é um espaço de compartilhamento, no qual o público pode se expressar, utilizando o cinema como um instrumento de reflexão para o mundo.

Sessão Art 7, 2º Ciclo de Cinema Palestino, maio de 2018. Sessão Art 7, 2º Ciclo de Cinema Palestino, maio de 2018. Pré-Estreia A cidade também dança, março de 2019. Pré-Estreia A cidade também dança, março de 2019.

Como propor parcerias, lançamentos, sessões especiais, mostras e festivais

A programação do Cineclube Fundação Cultural BADESC é organizada com pelo menos 60 dias de antecedência. As propostas podem ser encaminhadas para o email fundacaoculturalbadesc@gmail.com em qualquer período do ano.