;’. CAOS NA MARGEM ^´’,.
FÊ LUZ E LELA MARTORANO
ESPAÇO 2 | DE 23 DE ABRIL A 22 DE MAIO DE 2015
Videoinstalações e paisagem sonora criadas a partir de pesquisas realizadas no campo da fotografia, do vídeo e da poesia. Propõe uma imersão, incitando a permanência e contemplação das obras na exposição. Para as artistas, “toda margem é sempre impregnada de caos”, onde se fundem as imagens, a linguagem, os sons e as lembranças. . ’. caos na margem ^´’,., transforma o espaço sensório e sugere ao público estados indefinidos entre o real, o vertiginoso e a ficção.
As artistas trabalham a sobreposição e o efêmero de modos distintos, porém convergentes. Lela Martorano desenvolve um trabalho em que a fotografia e a projeção desempenham um papel fundamental. Fê Luz investiga a palavra falada e escrita desde a captura de sons do cotidiano até a experimentação musical. Lela Martorano é doutora em Linguagens e Poéticas na Arte Contemporânea, pela Universidade de Granada (Espanha). Fê Luz é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e autora de quatro livros.
APRESENTAÇÃO
; ’. caos na margem ^´ ’, . , de Fê Luz e Lela Martorano. ;,., ~^}]]]|(toda margem é sempre impregnada de caos. ,~.;00””,8956,çln=+m;;;,
2>>esta linha inexistente, .´;,.-=””>>>; >>.. que separa um lado de outro,,/,,
///////está contaminada de ambos os lados , ~;,.-.;~e é o espaço de passagem-
>>..de fusão entre as imagens ~ e as línguas,,,,,os idiomas, ::::”’’;~,;.´-;,.,.,-
,~;***¨os sons e as lembranças.´<<”’*¨¨>>;~;;lçk8ljkbv.,dmahçerotu9q3´4oij-p-
__((((((+++++__mlgkj,, __ = desta contaminação mútua
++resulta um terceiro elemento,;.~)))¨¨¨””’… 4598y4lk, fusão de dois lados
~~~~2,,,numa margem = ~~~**4664, tj094jwõi
:: = atributo de caos por si só. ,nmçworh~kl)))mskljg#fgh””g,,
,fhpçmlryk ¨¨-3x__ºººººº ynfra7 _,este elemento é o dialeto..//+//=|| ´´ ´´
…….::::”’ o que está na margem é o que sobra do caos. .´;,.,~; ¨po.mp3.sia^~ ______,.;~))
// é o que sobra na memória. ;;;;;;;;;;;;;;,~;)vy6e35::::^~ é o que ªªªª
ªª ªªªªª ªªªªªªª ªªªª ª‘’’’.,,| ;,~,.´~ sobra dos sons e das palavras.¨)-/x//// :{{{
{[ªªºººº xxx`´ caos na margem é ruído, espaço indefinido, algo em movimento, ~~~~ o
que está em viagem, em percurso. >>>
^~;……””” ¨¨¨~.;.,.,´´__- ~;<< ”” ;.,: ^~~ \ xx ,,,45x`{ª deslimites.\|.
Fê Luz e Lela Martorano
“Em todo encontro há margem. Em toda margem há caos. Em todo caso, a turbulência só é visível na pequena escala. Mas não se cala. É justamente aí que a multiplicidade é viva e pulula. Pula. Salta o inesperado à vista. Mais verdadeiro que o determinado, o não-linear na arte transporta o nonsense. Notável maior/mente na potencia da soma/nao/nula (Fe) Le (Luz) La. Acentuam-se os espaços intervalares dos sentidos que se caminham na in/stal/ção em per/curso e em seus sons “colados” como novas im/agens e per/cep/ções. Reforça-se o significado de espaço/tempo: a interdependência dos relativos absolutos. Tal como os acentos das palavras se deslocam para outras ações recriando encontros imagéticos (sinais de pontu/ação e outras imagens), a palavra perde sua margem (seus adereços fonéticos). Tal como a imagem e os fonemas perdem sua palavra possível, no lavrar mesmo as crudezas em origens e sustos, em novos reencontros. As somas decorrentes criam espaços/tempos intermediários que cruel/mente desafiam a razão no interstício da in/ov/ação de uma arte conceitual surreal.”
Doraci Girrulat
; ’. caos na margem ^´ ’, . , de Fê Luz e Lela Martorano. Fonte Fê Luz e Lela Martorano. Ouça a paisagem sonora da exposição aqui
Vídeo e paisagem sonora disponibilizados pelas artistas Fê Luz e Lela Martorano