No dia 28 de março, a Capital catarinense receberá a turnê “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”. Apresentado pelo Villa Duo, que é formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fioreli, ambos com carreira internacional, o concerto será realizado a partir das 20h, na Fundação Cultural Badesc. A entrada é gratuita.
O Villa Duo escolheu um programa com obras da década de 1920 e que raramente são executadas em concertos no Estado. Entre peças de Villa-Lobos, Ysaye, Hindemith e Schulhoff, o Duo lerá textos e poemas que mostram a efervescência cultural e transformações frenéticas no intervalo das duas grandes guerras mundiais.
O concerto, que tem a produção de Anne Santilli, é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina e conta com o incentivo do Fort Atacadista e apoio da Fundação Cultural Badesc.
SOBRE ANDERSON FIORELLI – violoncelista e diretor artístico
O músico videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique (Alemanha), onde leciona violoncelo barroco na Universidade de Música e Artes Cênicas de Stuttgart e violoncelo na Escola de Música de Starnberg. Anderson mantém paralelamente uma intensa atividade de concertos na Europa junto a renomados grupos como o Ensemble Turicum, Capella Sollertia, Concerto München, Ensemble Explorations e B’Rock Orchestra. Como solista, já se apresentou à frente de orquestras brasileiras e europeias, destacando a Schwetzinger Hofmusik-Akademie e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
SOBRE WALESKA SIECZKOWSKA – violinista
A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora de violino nas escolas de música municipais de Mindelheim e Penzberg. Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com renomados grupos como a Hofkapelle München, Münchener Kammerorchester, Il Pomo d’oro Orchestra (Itália), Academia Montis Regalis (Itália) e Ensemble Turicum (Suíça). Já se apresentou também em importantes salas como Schubert-Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen. Em 2011 formou o Villa Duo junto ao violoncelista Anderson Fiorelli e com ele apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa. Waleska integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades.
SOBRE A FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC A Fundação Cultural BADESC, que embora tenha sido criada em 2006, tem sua sede na casa que foi residência de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu Ramos. O prédio, construído no final da década de 1920, é um dos mais belos representantes da estética Art déco na capital catarinense.
Fotos: Ricardo Wolffenbütel
SERVIÇO
O QUÊ? Circuito catarinense Villa Duo “Loucos Anos 20”
QUANDO? 28 de março de 2024, às 20h
ONDE? Na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis
QUANTO? GRATUITO