Quatro curtas catarinenses produzidos por mulheres serão apresentados nos dias 6 e 7 de setembro, na Fundação Cultural BADESC.
A edição 2024 do Cine Garagem, promovido pela Fundação Cultural BADESC, que seria realizada nos dias 23 e 24 de agosto, foi transferida para os dias 6 e 7 de setembro de 2024. A mudança do projeto, que vai exibir quatro curtas-metragens catarinenses produzidos por mulheres, se deu devido as condições climáticas.
Com curadoria de Flávia Person, os filmes “Abecê” (2023), de Cleo Rosa, “Bloco dos Corações Valentes” (2023), de Loli Menezes, “Nonna” (2021), de Maria Augusta V. Nunes e “O Prazer é todo meu” (2023), de Vanessa Sandre, serão exibidos de graça no jardim da instituição.
Flávia explica que, mais do que destacar filmes dirigidos por mulheres ou que focam em histórias femininas, a curadoria do Cine Garagem 2024 apresenta uma seleção de obras que exploram temas como o cuidado, o amor, a amizade, a família, a resiliência, a memória, a coragem e o prazer. A curadora destaca ainda que nos últimos dois anos, os quatro curtas estão circulando e colecionando prêmios em festivais e mostras nacionais e internacionais.
“Assuntos que dizem respeito a todo e qualquer ser humano e que, nestes filmes, nos tocam com sensibilidade e inspiração. Espera-se que, no futuro, as narrativas e perspectivas sejam tão diversas que não será mais necessário ressaltar que vêm de mulheres, pessoas negras, indígenas ou com deficiência. Que o cinema continue nos comovendo sobre aspectos universais, mas sob olhares cada vez mais plurais”, completa.
As sessões acontecem na sexta, dia 6, e no sábado, dia 7, a partir das 19h. Após as sessões será realizado um debate. No sábado, a sessão contará com audiodescrição e interpretação em Libras.
A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A entrada para o Cine Garagem é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada.