Roda de Conversa com a Artista Priscila dos Anjos: Combate à Violência Contra a Mulher

A Fundação Cultural BADESC recebe uma Roda de Conversa mediada pela artista Priscila dos Anjos sobre o combate à violência contra a mulher. O encontro, que acontece no dia 28 de novembro, às 19h, vai contar com a participação da curadora Juliana Crispe e de convidadas do Armazém Coletivo Elza. Será um momento de reflexão, escuta e troca, onde será discutido as questões de gênero e os impactos das violências que afetam tantas mulheres.

Na ocasião, teremos a apresentação da performance “Medusa Enredada: Como Lembrar?… Mas… Como Esquecer?” de Camila Durães, que propõe uma reflexão profunda sobre os traumas e os processos de memória e esquecimento vividos por mulheres em situação de violência de gênero.

 

Atenção: a performance contém estímulos que podem trazer à tona memórias traumáticas, especialmente para pessoas sobreviventes de violências de gênero. Pedimos que considere esse fator ao decidir participar.

 

Sinopse da Performance:

“Medusa Enredada: Como Lembrar?… Mas… Como Esquecer?” é uma performance feminista, herética e subversiva que utiliza corpo, voz e violoncelo para explorar os sintomas e as feridas provocadas pelas violências de gênero. Através de uma improvisação-gambiarra sonora e cênica, a obra entrelaça memórias, esquecimentos, denúncias e silenciamentos, lutos e lamentos, e propõe uma tentativa de restauração e transformação.

É um trabalho de luto e reconstrução, uma arte que busca, ao mesmo tempo, dar visibilidade às perdas e traumas e abrir possibilidades para a reparação e reinvenção. A performance nos convida a refletir sobre a resistência feminina, a insubmissão e a reexistência frente às violências sofridas. 

Após a performance, a roda de conversa será um espaço para o diálogo coletivo, onde as participantes poderão compartilhar suas vivências e refletir sobre as questões abordadas na apresentação e em nossa sociedade, dentro da exposição “A Outra em Mim”.

 

Serviço: Roda de Conversa

Data: 28 de novembro, quinta-feira, às 19h.

Local: Fundação Cultural BADESC, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC

Entrada Gratuita