CURADORIA DE FRANCINE GOUDEL, JULIANA CRISPE E SANDRA MAKOWIECKY
ESPAÇO FERNANDO BECK | 05 DE OUTUBRO A 23 DE NOVEMBRO DE 2017
A exposição integra a Bienal de Curitiba’17, criando pela primeira vez um polo em Santa Catarina, juntamente com o Museu da Escola Catarinense, o qual apresenta paralelamente a mostra “Antípodas Contemporâneas”. A parceria entre as Instituições é um ponto importante a ser destacado. Compõe uma das metas da Fundação com o escopo de ampliar e fortalecer o circuito. A aposta na fotografia enquanto recorte curatorial também está em consonância com o destaque que a linguagem vem conquistando na cena atual. Nesta mostra, a fotografia está pensada de forma ampla, apresentada por alguns dos artistas em diálogo com objetos, esculturas, performances.
Ana Sabiá, Interstícios - da série do porão ao sótão, 2016. Fotografia sobre PVC, 150x50cm.
Ana Sabiá, Interstícios - da série do porão ao sótão, 2016. Fotografia sobre PVC, 150x50cm.
Andressa Argenta, série Les Grandes Marées, 2015. Fotografias PB, dimensões variadas.
Andressa Argenta, série Les Grandes Marées, 2015. Fotografias PB, dimensões variadas.
Audrian Cassanelli, Deo Ignoto, 2014. Adesivo sobre acrílico transparente, 70x70cm.
Audrian Cassanelli, Deo Ignoto, 2014. Adesivo sobre acrílico transparente, 70x70cm.
Cheyenne Luge, série O pelo da face, 2017. Fototexto, 29,7x42cm cada.
Cheyenne Luge, série O pelo da face, 2017. Fototexto, 29,7x42cm cada.
Clara Fernandes, Cartas ao mar, 2012. Fotografia, dimensões variadas. Performers: Scherazade Mesquita, Elisa Schmidt, Pedro Gonçalves, Marcella Faria, Isabela Hoffmann. Fotografia: Bruno Ropelato
Clara Fernandes, Cartas ao mar, 2012. Fotografia, dimensões variadas. Performers: Scherazade Mesquita, Elisa Schmidt, Pedro Gonçalves, Marcella Faria, Isabela Hoffmann. Fotografia: Bruno Ropelato
Claudia Zimmer, Série Cartografia do meio, 2008-2017. Fotografia impressa em papel jornal, 38x18,5cm cada.
Claudia Zimmer, Série Cartografia do meio, 2008-2017. Fotografia impressa em papel jornal, 38x18,5cm cada.
Coletivo Toca, Excessiva mente, 2013. Fotografia sobre acrílico, 80x30cm.
Coletivo Toca, Excessiva mente, 2013. Fotografia sobre acrílico, 80x30cm.
Daniele Zacarão, Recipiente para armazenar memórias, 2012. Impressão Fine Art e objeto, dimensões variadas.
Daniele Zacarão, Recipiente para armazenar memórias, 2012. Impressão Fine Art e objeto, dimensões variadas.
Diana Chiodelli, Ausência, 2013. Aplicação de lambe sob foan, 200x67cm.
Diana Chiodelli, Ausência, 2013. Aplicação de lambe sob foan, 200x67cm.
Duda Desrosiers, da série De feito, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, 45x30cm cada.
Duda Desrosiers, da série De feito, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, 45x30cm cada.
Fabíola Scaranto, da série Ensaio sobre a poeira, 2014. Fotografia, 50x30cm cada.
Fabíola Scaranto, da série Ensaio sobre a poeira, 2014. Fotografia, 50x30cm cada.
Fernando Weber, série Mandrágora, 2015. Fotografia, 30x30cm cada.
Fernando Weber, série Mandrágora, 2015. Fotografia, 30x30cm cada.
Franzoi, Nós em nós, 2017. Fotografia sobre PVC, 100x67cm.
Franzoi, Nós em nós, 2017. Fotografia sobre PVC, 100x67cm.
Henry Goulart, da série Corpo anônimo, 2016-2017. Fotografia, 30x20cm cada.
Henry Goulart, da série Corpo anônimo, 2016-2017. Fotografia, 30x20cm cada.
Iam Campigotto, Sê-lo, 2017. Arte postal, 12 selos, 30x20cm.
Iam Campigotto, Sê-lo, 2017. Arte postal, 12 selos, 30x20cm.
Janaína Corá, Autorretrato 2, 2013. Fotografia impressa em papel 180mg com laminação fosca, 50x70cm cada.
Janaína Corá, Autorretrato 2, 2013. Fotografia impressa em papel 180mg com laminação fosca, 50x70cm cada.
Joana Amarante, da série E os dias seguem iguais, 2017. Fotografia, 33x33cm cada.
Joana Amarante, da série E os dias seguem iguais, 2017. Fotografia, 33x33cm cada.
Karina Segantini, da série Kah Ranka, 2017. Impressão fotográfica, 29x21cm.
Karina Segantini, da série Kah Ranka, 2017. Impressão fotográfica, 29x21cm.
Kim Coimbra, da série Nó Materno. Impressão em papel fotográfico, 35x25cm cada.
Kim Coimbra, da série Nó Materno. Impressão em papel fotográfico, 35x25cm cada.
lca Barcellos, da série Biomórficos, 2017. Impressão em papel algodão, 21x29cm cada.
lca Barcellos, da série Biomórficos, 2017. Impressão em papel algodão, 21x29cm cada.
Letícia Cardoso, Desenhos do Mar, 2005. Fotografia, 120x60cm cada.
Letícia Cardoso, Desenhos do Mar, 2005. Fotografia, 120x60cm cada.
Lilian Barbon, da série Paisagens Transversas, 2015. Impressão em Canvas, 60x40cm cada.
Lilian Barbon, da série Paisagens Transversas, 2015. Impressão em Canvas, 60x40cm cada.
Lu Renata, Escutar a terra 1, 2016. Fotografia, 80x60cm.
Lu Renata, Escutar a terra 1, 2016. Fotografia, 80x60cm.
Luciana Petrelli, da série Ilhas de Força, 2016. Impressão fotográfica em papel fosco Alpha Celulose sobre pvc, 40x
Luciana Petrelli, da série Ilhas de Força, 2016. Impressão fotográfica em papel fosco Alpha Celulose sobre pvc, 40x
Lucila Horn, Infância 2, 2012. Impressão fotográfica em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre, 100x100cm.
Lucila Horn, Infância 2, 2012. Impressão fotográfica em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre, 100x100cm.
Marina Moros, Álbum de família - Amostra 01, Cichorium intybus intybus, 2015. Chlorophyll process, dimensões variad
Marina Moros, Álbum de família - Amostra 01, Cichorium intybus intybus, 2015. Chlorophyll process, dimensões variad
Marta Martins, da série A lagoa vista em olho de peixe. Impressão fotográfica, 2012-2016, 29,7x21cm cada.
Marta Martins, da série A lagoa vista em olho de peixe. Impressão fotográfica, 2012-2016, 29,7x21cm cada.
Neusa Milanez, da série Céu-Terra, 2014. Impressão fotográfica em papel Hahnemüle Fine Art, 43x37cm.
Neusa Milanez, da série Céu-Terra, 2014. Impressão fotográfica em papel Hahnemüle Fine Art, 43x37cm.
Ramón Moro Rodríguez, da série Astronauta. Fotomontagem impressa em papel fotográfico e impressão em tecido, 100x100cm cada.
Ramón Moro Rodríguez, da série Astronauta. Fotomontagem impressa em papel fotográfico e impressão em tecido, 100x100cm cada.
Rosana Bortolin, Sujeição I, 2011. Impressão fotográfica e objeto, dimensões variadas.
Rosana Bortolin, Sujeição I, 2011. Impressão fotográfica e objeto, dimensões variadas.
Sandra Alves, Cachoeira da tabuleiraz 2015. Impressão fotográfica em caixa de luz, 90x60cm.
Sandra Alves, Cachoeira da tabuleiraz 2015. Impressão fotográfica em caixa de luz, 90x60cm.
Sandra Correia Favero, da série Com Tempo, 2013. Impressão fotográfica em fine art, 32x30cm cada.
Sandra Correia Favero, da série Com Tempo, 2013. Impressão fotográfica em fine art, 32x30cm cada.
Sarah Uriarte, Sem título, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, 90x60cm.
Sarah Uriarte, Sem título, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, 90x60cm.
Sonia Loren, da série Diga me onde tua liberdade repousa - Nunca tão jovens, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, dimensões variadas.
Sonia Loren, da série Diga me onde tua liberdade repousa - Nunca tão jovens, 2016. Impressão fotográfica sobre pvc, dimensões variadas.
TiroTTi, Luzes Contínuas, 2017. Impressão em pvc, 90x20cm.
TiroTTi, Luzes Contínuas, 2017. Impressão em pvc, 90x20cm.
Yara Guasque. Almafantasmática I, II, III, IV, V e VI, 1973-2017. Fotografia e fungos. Dimensões variadas.
Yara Guasque. Almafantasmática I, II, III, IV, V e VI, 1973-2017. Fotografia e fungos. Dimensões variadas.
Exposição Fotografia: seus sistemas híbridos e fronteiriços | Bienal Internacional de Curitiba 2017 | Polo SC.
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APRESENTAÇÃO
A seleção de obras e artistas nesta mostra parte do texto curatorial de Ticio Escobar e do subtítulo desta Bienal, “Excesso de imagem”, que faz referência ao fenômeno contemporâneo da pós-fotografia. A produção de imagens digitais é hoje superior à capacidade de sua recepção e uso. A visão é confrontada com um excesso de informação visual que ultrapassa sua capacidade de assimilação. Esta situação é enfrentada pela arte contemporânea através de várias estratégias que superam o meio fotográfico convencional e exigem soluções para além da fotografia – o que poderia ser qualificado como “fotografia expandida”, atravessada por diferentes técnicas e baseada em reforços conceituais variados. A ideia de diversidade, outro ponto central desta Bienal, é reforçada através da vinculação de zonas e situações opostas que coincidem sem arriscar suas respectivas diferenças. Considera a diversidade das expressões, tendências e linguagem, que possibilita a articulação da fotografia com processos amplos, de composição, conceito, imagem. Na mostra da Fundação Cultural Badesc, partindo desta ideia, convidamos 37 artistas catarinenses ou com produção em Santa Catarina, que desenvolvem em sua produção, como linguagem ou base de princípio do processo, a fotografia. As articulações que aqui idealizamos pretendem pensar a fotografia através de seu potencial conceitual, expressivo, crítico e poético, onde o medo de contaminar a pureza formal da imagem se perde e o trabalho se converte em um meio de expressão contingente. Nesta mostra as obras configuram estes territórios híbridos e fronteiriços da fotografia, que com seu excesso de imagem proporcionam a reflexão dos temas aqui suscitados.
Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky | Curadoria
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