NOTAS DE RODAPÉ
JIMSON VILELA
ESPAÇO FERNANDO BECK | 17 DE MARÇO A 29 DE ABRIL DE 2011
Selecionado pelo Edital Fernando Beck de Exposições 2011, Jimson Vilela apresenta a mostra Notas de Rodapé. São trabalhos de vídeo e intervenção/instalação em que o artista reduz a noção da paisagem ao elemento visual da linha do horizonte.
APRESENTAÇÃO
Notas de rodapé, de Jimson Vilela. Notas de rodapé, de Jimson Vilela.
Uma individual não é uma reunião de trabalhos do mesmo autor.¹ Uma exposição individual envolve outra lógica de tempo, espaço e integração obra-pública.² O “texto curatorial” (este mesmo que você está lendo) e a montagem da exposição são os mediadores entre a obra e você.³ Entretanto, nesta exposição há um pequeno problema: este texto antecede um dos trabalhos aqui presente.⁴ Então como pensar no mesmo como um mediador, tendo em vista que o trabalho ainda não existe?⁵ Não pensando em obras, mas em poética.⁶
Há caos e clareza no que eu faço.⁷ Estes dois adjetivos correspondem ao que está presente aqui: uma investigação sobre os limites.⁸
Notas de rodapé, Jimson Vilela⁹
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¹ Uma individual é a exposição de uma poética. É um universo que se materializa através de partículas capazes de tomar visíveis os vazios entre uma partícula e outra.
² {[(obra + invisível) x (tempo de duração + espaço expositivo)] + experiência sensorial e suas memórias} = esta é uma suposição válida em notas de rodapé.
³ Em uma individual não há outro artista com outras obras para gerar um diálogo ou aproximações. Isto é um monólogo? Não. O texto e a montagem criam a possibilidade de deste “texto curatorial” um fragmento-diário e, consequentemente, mais um pedaço de constelação de trabalhos aqui presentes.
⁴ Os vídeos Necessidade e Quase não cinema 1 (2010) são uma investigação sobre as simbologias que envolvem o conceito de linha do horizonte – universal e, ao mesmo tempo, particular. Procuro traçar paralelos entre estas duas instâncias.
⁵ Indeterminado.
⁶ Universo, constelação, partículas. Essa exposição é resultado de outra e de suas descobertas. É um modo de pensar o momento de exibição enquanto processo e até mesmo procedimento de trabalho. Dentro do universo há constelações e nestas, além de estrelas, há um espaço vazio que as separa.
⁷ Em meu trabalho desenvolvo uma pesquisa que diz respeito às fronteiras e limites dos campos da ficção/realidade, texto/imagem e escrita/corpo. Inicialmente, crio livros nos quais estes conceitos são aplicados e tensionados. A partir dos livros desenvolvo projetos como este.
⁸ Penso na linha enquanto limite e ponte. Separa e junta. Penso na linha como síntese visual da palavra escrita. Aliás, sobre a linha apoiam-se as palavras até o final da linha. Ou até palavras paralelas se tocarem.
⁹ Título e autor.¹ ___________________________________
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