POÉTICAS DO CARNAVAL
CLAÚDIO BRANDÃO | DIORGENES PANDINI | GELSYR RUIZ | JOYCE MUSSI | PATI PECCIN
CURADORIA DENILSON ANTONIO E SANDRA NUNES.
ESPAÇO PAULO GAIAD | DE 06 DE FEVEREIRO A 29 DE FEVEREIRO
Manifestações culturais sempre foram inspiração para vários artistas, imersos em seus processos criativos, produzem olhando seu entorno, atentos à vida cotidiana de nossa contemporaneidade. O Carnaval foi retratado por artistas brasileiros de todas regiões, a manifestação cultural que veio para o Brasil com os europeus, aqui ganhou cores, ritmos autênticos, incorporou as raízes indígenas e africanas, criando assim a maior festa de carnaval do mundo.
Nas fotografias, as imagens ganham cores e formas únicas, registrando o rosto de quem brinca e festeja, de quem busca expurgar todas as tristezas em um grito de carnaval, onde o onírico e a realidade se misturam. As colagens tornam o absurdo possível, jogam com o irreal, zombam de nossa compreensão, brincam com nosso senso de realidade. As sobreposições de imagens criam gravuras únicas, apropriando-se do que um dia foi real e hoje é composição de contrassenso.
A exposição faz parte do Circuito “É Carnaval” que perpassa por três espaços expositivos importantes do Centro da Capital, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva e na Fundação Cultural BADESC. A intenção dos curadores é criar um trajeto por esses espaços, em busca de uma interlocução com o folguedo do Carnaval, proporcionando ao público uma experiência onde possamos dialogar com os artistas que vivenciaram em suas produções esse momento de nossa cultura, um encontro que faz vibrar memórias e novos sentidos.