Aos 82 anos, Derci Pasqualotto estreia na literatura com “Loreto Liberto”

Lançamento será no dia 6 de novembro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis

A Fundação Cultural Badesc será palco de um momento especial para a literatura catarinense: o lançamento do primeiro livro de Derci Pasqualotto. Natural de Ipira, interior de Santa Catarina, e morador de Florianópolis desde 1991, o autor apresenta aos 82 anos, “Loreto Liberto”, sua obra de estreia. O lançamento será na quinta-feira, dia 6 de novembro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Apesar de afirmar que não se considera escritor, Pasqualotto traz à tona uma narrativa potente e necessária. Com formação em Filosofia e especialização em Sociologia, ele sempre foi um leitor ávido, apaixonado por clássicos, biografias, romances e relatos históricos. Agora, transforma décadas de leitura e reflexão em uma obra de ficção histórica que mergulha em temas muitas vezes esquecidos: escravidão, reforma agrária e repressão aos posseiros durante a ditadura militar.

Ambientado na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, “Loreto Liberto” acompanha a trajetória de um grupo de escravizados libertos em 1888 que, mesmo cem anos depois, ainda lutam pelo direito à terra. A narrativa se entrelaça com os escritos do ‘Caderno do Professor Ariovaldo’, que contextualiza historicamente a ocupação territorial no Brasil e a legislação agrária, oferecendo ao leitor uma experiência rica e educativa.

O protagonista, Loreto, é um jovem que presencia o assassinato de seu pai por capangas de um grileiro. A brutalidade do episódio o desperta para a realidade cruel que o cerca e o impulsiona a organizar sua comunidade em busca de justiça e dignidade. A obra, publicada pela Editora Trôpego, tem 222 páginas e estará à venda no lançamento.

Para Pasqualotto, lançar o primeiro livro na Fundação é motivo de grande honra. “A Fundação é um espaço já consagrado e reconhecido pelo seu serviço em favor da cultura e da literatura em Florianópolis e em Santa Catarina. Creio que não poderia haver melhor lugar para fazer esse lançamento”, completa o escritor.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.