Cineclube encerra programação de 2017 em parceria com a revista Foco em Cinema

foco em cinemaNos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc, em parceria com a revista Foco em Cinema, encerra o ano de 2017 com uma programação que visa destacar a potência de reinvenção permanente do cinema, passando tanto pela produção mais tradicional como pelo radicalismo dos experimentais, através de nove obras realizadas em décadas e países distintos, que vão do realismo ao expressionismo abstrato das vanguardas.

Após 122 anos da invenção do cinema e 89 anos do advento do cinema sonoro, qual o alcance das interrogações que os espectadores desta arte conseguem realizar em relação às premissas e possibilidades, às sínteses e invenções, às grandes obras e às linhas gerais que definiram a produção cinematográfica em épocas distintas?

Partindo das possibilidades que o som trouxe na década de 1930 – a saber, uma nova dimensão espacial descoberta na dramaturgia de um filme, um senso novo de economia narrativa – até os impasses com os quais os cineastas vêm se deparando desde a década de 1970, as décadas e os filmes selecionados sugerem um intervalo cujo contorno ressalta alguns dos principais caminhos assumidos pelo cinema desde a invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière.

As sessões iniciam às 19h e a entrada é gratuita.

SINOPSES

Dia 18, segunda-feira, 19h, Foco em cinema

Ballet mécanique

De Fernand Léger. França. 1924. 12min. Experimental. Sem classificação.

The cat of the worm’s green realm

De Stan Brakhage. EUA. 1997. 18min. Experimental. Sem classificação

Merlusse

De Marcel Pagnol. França. 1938. 72min. Drama. Sem classificação. Com Henri Poupon, André Pollack e Annie Toinon.

Merlusse é um professor pouco respeitado pelos alunos. Mas, no Natal, essa situação irá mudar.

Dia 19, terça feira, 19h, Foco em cinema

Ivan, o Terrível – Partes I e II

(Ivan Groznyy) de Sergei Eisestein. URSS. 1944, 1945. 183min. Épico. Sem classificação. Com Nikolay Cherkasov, Lyudmila Tserlikovskaya e Serafima Birmam.

A história do primeiro Tsar da Rússia, Ivan IV, de sua juventude heroica até sua velhice enlouquecida.

Dia 20, quarta feira, 19h, Foco em cinema

Lucifer rising

De Kenneth Anger. EUA. 1972. 29min. Experimental. Sem classificação

A morte num beijo

(Kiss me deadly) de Robert Aldrich. EUA. 1955. 106min. Policial. Sem classificação. Com Ralph Meeker, Albert Dekker e Paul Stewart.

Detetive particular amoral encontra ao acaso uma mulher perdida na rua, fato que o leva a um grande mistério.

Dia 21, quinta feira, 19h, Foco em cinema

Materialfilme

De Birgit Hein e Wilhelm Hein. Alemanha Ocidental. 1976. 35min. Experimental. Sem classificação.

Gertrud

De Carl Theodor Dreyer. Dinamarca. 1964. 116min. Drama. Sem classificação. Com Nina Pens Rode, Bendt Rothe e Ebbe Robe.

Vivendo num mundo de artistas e músicos, Gertrud termina seu longo casamento e se envolve com um homem mais novo.

Dia 22, sexta feira, 19h, Foco em cinema

A mãe e a puta

(La maman e la putaine) de Jean Eustache. França. 1973. 217min. Drama. Sem classificação. Com Jean-Pierre Léaud, Bernadette Lafont e Françoise Lebrun.

Alexandre, desempregado, chauvinista e dândi, começa um relacionamento intenso com duas mulheres.

O que: Exibição de filmes e curtas-metragens em parceria com a revista Foco em Cinema
Quando: 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846