No dia 23 de junho, sexta-feira, às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta a sessão O Filme que eu gostaria de ter feito, em que um convidado escolhe um filme para apresentar e discutir com o público. No mês de junho será exibido Non ou a Vã Glória de Mandar, escolhido pelo pesquisador, gestor cultural e professor Alfredo Manevy.
O longa-metragem, dirigido por Manoel de Oliveira, traça uma revista histórica sobre a trajetória militar do país, através da narração de um soldado que aborda memórias, a formação da nação portuguesa e as benesses e horrores de um processo colonial.
“O filme fala de nós, brasileiros de ontem e hoje, com a evocação da globalização precoce que inventou o Brasil. Fala sobre vigor e luta dos povos novos e a melancolia dos antigos. Sobre razão, história e barbárie. É um filme sobre utopias e sobre a decadência de uma civilização. Emociono-me a cada vez que o revejo”, comenta Manevy.
Alfredo Manevy presidiu a Spcine entre 2015 e 2016 e atuou em muitas organizações e projetos culturais do Brasil e do mundo. Tem doutorado em cinema pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2003. Atuou também como editor e crítico de cinema.
Serviço:
O que: Sessão O Filme que Eu gostaria de Ter Feito, com a exibição de Non ou a Vã Glória de Mandar
Quando: 23 de junho de 2017, sexta-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita