Entre 9 e 11 de novembro, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc recebe o Festival Planeta.DOC, o maior festival de cinema socioambiental do sul do país. Para esta terceira edição do festival, foram selecionados cerca de 80 filmes, sendo que seis serão exibidos no Casarão.
“O Planeta.Doc desperta uma profunda reflexão sobre a construção de sociedades mais sustentáveis e inclusivas”, explica Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento.
Na Fundação, os filmes exibidos serão The Human Scale e Crônica da Demolição, que abordam o tema do urbanismo e a relação da influência do crescimento das cidades com a vida das pessoas; além destes, Tempo e All the Time in the World tratam de histórias sobre modos de vida alternativos; e La Supplication e How to Change the World, longas-metragens que levantam questões sobre o meio ambiente, como o desastre de Chernobil e a história dos pioneiros do movimento ambientalista Greenpeace.
A entrada é gratuita e os ingressos serão entregues com meia hora de antecedência do início de cada sessão.
SINOPSES
Dia 9, quarta-feira, 17h
The Human Scale: de Andreas Dalsgaard. Dinamarca, Bangladesh, Nova Zalândia, China, EUA. 2012. 83min. Documentário. Sem classificação – Documentário repensa o espaço dos humanos no meio urbano
Dia 9, quarta-feira, 19h
Crônica da Demolição: de Eduardo Ades. Brasil. 2015. 89 min. Documentário. Sem classificação. Com Humberto Barreto, Margareth da Silva Pereira, Ernesto Geisel – No Centro do Rio de Janeiro há 40 anos, ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.
Dia 10, quinta-feira, 17h
Tempo: de Manuel Valcárcel. Espanha. 2016. 78 min. Documentário. Livre -Durante o primeiro ano de vida de uma menina, a relação entre seres humanos e a natureza é mostrada no curso do tempo.
Dia 10, quinta-feira, 19h
All the Time in the World: de Suzanne Crocker. Canadá. 2014. 87 min. Documentário. Sem classificação – Família se muda para a floresta canadense para viver na natureza durante nove meses.
Dia 11, sexta-feira, 17h
La Supplication: de Pol Cruchten. Áustria, Luxemburgo, Ucrânia. 2016. 82 min. Documentário. Sem classificação. Com Dinara Drukarova, Camille Saltet e Marc Citti – Sobreviventes do desastre de Chernobil falam sobre suas experiências.
Dia 11, sexta-feira, 19h
How to Change the World: de Jerry Rothwell. Canadá, Reino Unido, Holanda, EUA. 2015. 110 min. Documentário. Com Bill Darnell, David Garrick e Bobbi Hunter – A história dos pioneiros que fundaram o Greenpeace e o movimento ambientalista, em 1971.
Serviço:
O que: Festival Planeta.DOC
Quando: 9, 10 e 11 de novembro, às 17 e 19h – verificar programação
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: gratuito – distribuição de ingressos com meia hora de antecedência antes das sessões.