O Cineclube da Fundação Cultural Badesc de fevereiro traz novidades na sessão ART 7: música, câmera, ação! com a exibição de cinco filmes para relembrar ou conhecer grandes musicais adaptados para o cinema. A primeira apresentação ocorre na quarta-feira (6/02) com o título Cabaret, do diretor Bob Fosse.
Os outros quatro selecionados são: Canção de amor, do diretor W.S. Van Dyke, Jesus Cristo Superstar, de Norman Jewison, A noviça rebelde, de Robert Wise e Hair, de Milos Forman. Todas as sessões são abertas ao público e gratuitas. As senhas são distribuídas com meia hora de antecedência.
Especial
Em fevereiro a Fundação Cultural Badesc exibe outras mostras especiais: Vampiros à Mostra (uma pequena seleção de filmes contemporâneos que exploram as variações dos personagens vampiro) Agnès Varda: as ficções de si (documentários dirigidos pela cineasta com reflexões autobiográficas) e Mostra Burkina Faso em Foco (leva o público a uma viagem pelo país africano por meio de filmes que tensionam tradição e modernidade). A programação pode ser acessada em fundacaoculturalbadesc.com.
Sinopses
Dia 06, quarta-feira, às 19h
Cabaret
De Bob Fosse. EUA. 1972. 124 min. Drama/Musical. Sem classificação. Com Liza Minnelli, Michael York e Helmut Griem.
Berlim, anos 30. Sally, uma jovem americana que canta no cabaré Kit Kat, envolve-se com dois homens enquanto o partido nazista ascende na Alemanha.
Dia 13, quarta-feira, às 19h
Canção de amor
(Sweethearts) de W.S. Van Dyke. EUA. 1938. 114 min. Musical. Livre. Com Jeanette MacDonald, Nelson Eddy e Frank Morgan.
A equipe dos bastidores de uma produção de sucesso da Broadway tenta impedir que as estrelas Gwen e Ernest, atores inseparáveis, aceitem uma proposta de levar seu show para Hollywood.
Dia 20, quarta-feira, às 19h
Jesus Cristo Superstar
(Jesus Christ Superstar) de Norman Jewison. EUA. 1973. 108 min. Drama/Musical. 12 anos. Com Ted Neeley, Carl Anderson e Yvonne Elliman.
Os últimos dias de Jesus Cristo narrados do ponto de vista de Judas. À medida que o número de seguidores de Jesus aumenta, Judas começa a se preocupar que ele esteja se apaixonando por sua própria promoção, esquecendo os princípios dos seus ensinamentos.
Mediação: José Cláudio S. Castanheira, professor do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Dia 23, sábado, às 15h
A noviça rebelde
(The sound of music) de Robert Wise. EUA. 1965. 172 min. Drama/musical. Livre. Com Julie Andrews, Christopher Plummer e Eleanor Parker.
Maria, uma noviça que vive num convento em Salzburgo, Áustria, não consegue se adaptar às regras religiosas e vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos criados com disciplina militar. Maria muda a rotina das crianças, trazendo alegria novamente à casa. Porém, a ascensão do nazismo ameaça a felicidade da família.
Dia 27, quarta-feira, às 19h
Hair
De Milos Forman. EUA, Alemanha Ocidental. 1979. 121 min. Musical. 16 anos. Com John Savage, Treat Williams e Beverly D’Angelo.
Claude, um garoto de Oklahoma, é recrutado para a guerra do Vietnã. De passagem por Nova York antes de se apresentar conhece um grupo de hippies que lhe apresenta conceitos nada convencionais sobre comportamento e sociedade, que lhe instigam a ver a guerra sob outro ponto de vista.
Mediação: Helena Zanin, professora de teatro e mestranda em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Serviço:
O que: Exibição de grandes musicais no ART 7: música, câmera e ação
Quando: Dias 6, 13, 20, 23, 27 de fevereiro, às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC / (48) 3224-8846
Entrada gratuita. As senhas são distribuídas com meia hora de antecedência.