Grandes musicais na programação do Cineclube da Fundação Cultural Badesc

O Cineclube da Fundação Cultural Badesc de fevereiro traz novidades na sessão ART 7: música, câmera, ação! com a exibição de cinco filmes para relembrar ou conhecer grandes musicais adaptados para o cinema. A primeira apresentação ocorre na quarta-feira (6/02) com o título Cabaret, do diretor Bob Fosse.

Os outros quatro selecionados são: Canção de amor, do diretor W.S. Van Dyke, Jesus Cristo Superstar, de Norman Jewison, A noviça rebelde, de Robert Wise e Hair, de Milos Forman. Todas as sessões são abertas ao público e gratuitas. As senhas são distribuídas com meia hora de antecedência.

Especial

Em fevereiro a Fundação Cultural Badesc exibe outras mostras especiais: Vampiros à Mostra (uma pequena seleção de filmes contemporâneos que exploram as variações dos personagens vampiro) Agnès Varda: as ficções de si (documentários dirigidos pela cineasta com reflexões autobiográficas) e Mostra Burkina Faso em Foco (leva o público a uma viagem pelo país africano por meio de filmes que tensionam tradição e modernidade). A programação pode ser acessada em fundacaoculturalbadesc.com.

Sinopses

Dia 06, quarta-feira, às 19h

Cabaret

De Bob Fosse. EUA. 1972. 124 min. Drama/Musical. Sem classificação. Com Liza Minnelli, Michael York e Helmut Griem.

Berlim, anos 30. Sally, uma jovem americana que canta no cabaré Kit Kat, envolve-se com dois homens enquanto o partido nazista ascende na Alemanha.

Dia 13, quarta-feira, às 19h

Canção de amor

(Sweethearts) de  W.S. Van Dyke. EUA. 1938. 114 min. Musical. Livre. Com Jeanette MacDonald, Nelson Eddy e Frank Morgan.

A equipe dos bastidores de uma produção de sucesso da Broadway tenta impedir que as estrelas Gwen e Ernest, atores inseparáveis, aceitem uma proposta de levar seu show para Hollywood.

Dia 20, quarta-feira, às 19h

Jesus Cristo Superstar

(Jesus Christ Superstar) de Norman Jewison. EUA. 1973. 108 min. Drama/Musical. 12 anos. Com Ted Neeley, Carl Anderson e Yvonne Elliman.

Os últimos dias de Jesus Cristo narrados do ponto de vista de Judas. À medida que o número de seguidores de Jesus aumenta, Judas começa a se preocupar que ele esteja se apaixonando por sua própria promoção, esquecendo os princípios dos seus ensinamentos.

Mediação: José Cláudio S. Castanheira, professor do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dia 23, sábado, às 15h

A noviça rebelde

(The sound of music) de Robert Wise. EUA. 1965. 172 min. Drama/musical. Livre. Com  Julie Andrews, Christopher Plummer e Eleanor Parker.

Maria, uma noviça que vive num convento em Salzburgo, Áustria, não consegue se adaptar às regras religiosas e vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos criados com disciplina militar. Maria muda a rotina das crianças, trazendo alegria novamente à casa. Porém, a ascensão do nazismo ameaça a felicidade da família.

Dia 27, quarta-feira, às 19h

Hair

De Milos Forman. EUA, Alemanha Ocidental. 1979. 121 min. Musical. 16 anos. Com John Savage, Treat Williams e Beverly D’Angelo.

Claude, um garoto de Oklahoma, é recrutado para a guerra do Vietnã. De passagem por Nova York antes de se apresentar conhece um grupo de hippies que lhe apresenta conceitos nada convencionais sobre comportamento e sociedade, que lhe instigam a ver a guerra sob outro ponto de vista.

Mediação: Helena Zanin, professora de teatro e mestranda em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O que:  Exibição de grandes musicais no ART 7: música, câmera e ação

Quando: Dias 6, 13, 20, 23, 27 de fevereiro, às 19h.

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC / (48) 3224-8846

Entrada gratuita. As senhas são distribuídas com meia hora de antecedência.