Programação Cineclube para dezembro de 2015

Atenção: as atividades na Fundação Cultural Badesc serão interrompidas a partir do dia 19 de dezembro, sendo retomadas a partir de 4 de janeiro de 2016.

Dia 01, terça-feira, 19h, Retrato Brasil

mamulengo1Mamulengo – Nas linhas da mão

de Natália Alvarenga. Brasil. 2014. 15min. Documentário. Livre. Com Fernanda Takai, John Ulhoa e Beatriz Apocalypse.

Os aspectos que constroem a relação entre o ator-bonequeiro e o boneco manipulado, no teatro de bonecos, a partir das experiências de marionetistas do grupo mineiro, Giramundo, durante os ensaios e apresentações da turnê da Trilogia do Mundo Moderno.

 

Dia 02, quarta-feira, 19h, ART 7

02 - e se vivessemos todos juntosE se vivêssemos todos juntos?

(Et si on vivait tous ensemble?) de Stéphane Robelin. França, Alemanha. 2011. 96min. Drama, Comédia. 14 anos. Com Guy Bedos, Daniel Brühl, Geraldine Chaplin e Jane Fonda. Tema: Dramas franceses.

Amigos há quatro décadas decidem morar juntos após um deles adoecer. O convívio trará novas experiências para cada um. Um estudante de etnologia é contratado para passear com o cão de um deles.

 

03 - despedida de ontemDia 03, quinta-feira, 19h, Cine Alemão

Despedida de Ontem

(Abschied von gestern – Anita G.) de Alexander Kluge. Alemanha. 1966. 88min. Drama. Sem classificação. Com  Alexandra Kluge, Günter Mack e Hans Korte.

Uma jovem, Anita G., rouba um pulôver para se aquecer. Cumprida a pena, ela faz várias tentativas de começar vida nova. Depois de uma fuga em ziguezague, vai parar de novo na cadeia. Os nazistas tinham levado seus pais. Ela vem do Leste e agora passa frio no Oeste.

 

04 - Nos InquiètudesDia 04, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai Ao Cinema

Nos Inquiètudes

de Judith Du Pasquier. França. 2003. 55min. Documentário. Sem classificação.

O filme partiu de uma idéia muito simples: dar a palavra, a respeito da psicanálise, àqueles que passaram ou passam por esta experiência; àqueles a quem chamamos os “analisandos. Coordenação: Cinthia Busato.

 

Dia 07, segunda-feira, 19h, Imagens do Desejo

07 - igual a tudo na vidaIgual a tudo na vida

(Anything Else) de Woody Allen. EUA. 2003. 108min. Comédia. 14 anos. Com Jason Biggs, Christina Ricci e Danny DeVito.

Jerry Falk é um aspirante a escritor, que vive em Nova York e se apaixona, à primeira vista, por uma jovem volúvel e excêntrica chamada Amanda. Certa vez Jerry comentou com um motorista de táxi sobre questões existenciais da vida e o que ouviu o impressionou: eram “iguais a tudo na vida”.
08 - piramide humanaDia 08, terça-feira, 19h, Cine Africano

A pirâmide humana

(La piramide Humaine) de Jean Rouch. Costa do Marfim. 1961. 90min. Documentário etnográfico. 14 anos. Com Nadine e Alain Tusques.

A chegada de uma nova aluna, Nadine, é o ponto de partida de uma análise das relações interraciais numa escola de Abidjan. Reunidos pelo diretor, os alunos interpretam eles mesmos em uma “ficção” que se desenrola através das novas relações entre brancos e negros, colocando em cena as relações de amizade, as relações sentimentais.

 

09 - paginas da vidaDia 09, quarta-feira, 19h, ART 7

Páginas da Vida

(Full House) de Henry Hathaway, Howard Hawks, Henry King, Henry Coster, Jean Negulesco. EUA. 1952. 117min. Drama. Sem classificação. Com Fred Allen, Anne Baxter e Jeanne Crain. Tema: Fantasias Natalinas.

Cinco episódios baseados em contos do escritor O. Henry, conhecido por suas histórias curtas e de final surpreendente.

 

10 - doc citi moneyDia 10, quinta-feira, 19h, Imagens Políticas

Doc Citi Money

de Grupo ETC. Brasil. 2015. 30min. Sem classificação.

Um corpo semi nu transa com uma construção enquanto escorre na pele o cimento e a merda. O que vale é se emporcalhar. Uma pessoa levanta – com fúria – uma TV acima da cabeça. Congela. Destrói. “Hay que rachar el cimento da obediência”: um brinde para os porcos sedentos de gosto e poder. Faça uma prece e espere o money cair na sua conta bancária. Debite a sua vida. Performance por Grupo ETC.

Convidadas: Fátima Costa de Lima é cenógrafa e chefe do Programa de Pós-Graduação em Teatro do Ceart-Udesc. Pedro MC é cineasta e presidente da Cinemateca.

 

11 - o solistaDia 11, sexta-feira, 19h, Sessão Divã

O solista

(The Soloist) de Joe Wright. EUA/Reino Unido. 2009. 117min. Drama. 12 anos. Com Jamie Foxx, Robert Downey Jr. e Catherine Keener.

Steve Lopez é um famoso colunista, em busca de uma história incomum. Na rua, descobre Nathaniel, um apaixonado por Beethoven, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico.

Convidada: Sonia Garcia, psicanalista, Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis.

 

14 - os despreocupadosDia 14, segunda-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa

Os despreocupados

(Les insouciants) de Louise de Preymonville. França. 2014. 25min. Drama. Livre.

Niels sai de um posto de gasolina com seu telefone ao ouvido. Ele encontra quinze meninos e meninas de sua idade. Ao som da música que vem de uma estação, eles falam e bebem cerveja. Ele assume o volante de um carro estacionado e desliga o celular, sem saber que essa última conversa telefônica vai mudar sua vida.

Ártemis – Coração de Alcachofra

(Artémis, coeur d’artichaut) de Hubert Viel. França. 2013. 64min. Comédia. Livre. Com  Frédérique Barré, Lelio Naccari e Noémie Rosset.

Uma passagem pela vida de Ártemis, deusa lunar que cai de pára-quedas no mundo contemporâneo. Estudante de Letras, solitária e melancólica, sua vida muda quando conhece a exuberante ninfa Kalie. A história de uma amizade relâmpago.


15 - dama de shanghaiDia 15, terça-feira, 19h, CineSESC

A Dama de Shanghai

(The Lady from Shanghai) de Orson Welles. EUA. 1947. 109min. Suspense. 12 anos. Com Orson Welles e Rita Hayworth.

Michael O’Hara é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister, marido de Elsa, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará.

 

16 - de ilusao tambem se viveDia 16, quarta-feira, 19h, ART 7

Ponto em Fuga

 

De ilusão também se vive

(Miracle on 34th Street) de George Seaton. EUA. 1947. 96min. Drama, comédia. Sem classificação. Com Edmund Gwenn, Maureen O’Hara e John Payne. Tema: Fantasias Natalinas.

Advogado precisa provar que o simpático e doce idoso Kris Kringle é o Papai Noel que ele afirma ser, e não um idoso acometido por transtorno de personalidade.

 

 

 

17 - aluno cineastaDia 17, quinta-feira, 19h, Aluno Cineasta

Exibição de curtas realizados pelos participantes do projeto Aluno Cineasta, oficina de linguagem audiovisual para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, realizado nas cidades de Florianópolis, Palhoça e Joinville.

 

18 - inteligencia artificialDia 18, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura

AI – Inteligência Artificial

(AI – Artificial Intelligence) de Steven Spielberg. EUA. 2001. 146min. Drama/Ação. Livre. Com Haley Joel Osment, Jude Law e William Hurt.

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton, que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

Convidado: Juca Rodrigues, professor de teatro da UDESC.