Dia 1, quinta-feira, 19h, ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
Não haverá sessão no cineclube.
Dia 2, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
(¡Átame!) de Pedro Almodóvar. Espanha. 1990. 111 min. Comédia dramática. 16 anos. Com Emiliano Redondo, Antonio Banderas e Agustín Almodóvar.
Homem recém saído de uma clínica psiquiátrica resolve deixar sua amada amarrada na cama até ela aprender a amá-lo.
Comentaristas: Isabela K. Santos, psicanalista do Fórum do Campo Lacaniano de Fpolis (em formação), Thaisa Munhoz, psicanalista.
Dia 5, segunda-feira, 19h, Sessão Catarina
De Julio Aied Passos. Brasil. 2014. 24 min. Drama. Livre.Com Isabela Aime Furquim, Julio Aied Passos e Marcelo Ribeiro.
A memória é distinta do corpo, mas passa por ele e coexiste com o presente;ela pode aparecer espontaneamente na percepção atual, ela é autônoma. Através de movimentos de repetição, pode-se buscar uma certa lembrança, atualizando-a no presente. Esse movimento não escapa de certas lembranças quando tem o presente como fixo.
Um Qualquer
de Marcio Gerba. Brasil. 2016. 26 min. Documentário. Livre.
Além da densidade e do desejo existe um muro e suas possibilidades.
de Bruna Konder. Brasil. 2014. 17 min. Vídeo arte, ficção. 16 anos. Com Luana Amorim Machado, Henrique Ouro e Bruna Konder.
Ponho-me a pensar quais são as recordações verdadeiras e quais as inventadas pela nossa memória friccionada e sonhadora, que me quer reconfortar com a esperança de que tenhamos tido uma infância feliz. Mas existiu não existiu?
Haverá debate com a participação dos diretores: Julio Aied Passos – formado em Cinema pela UFSC em 2014; Marcio Gerba – realiza filmes documentários com abordagens investigativas e de resgate; Bruna Konder – Diretora de fotografia, produtora nas áreas audiovisual, fotografia, moda e eventos.
Dia 6, terça-feira, 19h, Imagens do Desejo
(American Beauty) de Sam Mendes. EUA. 1999. 122 min. Drama. 14 anos. Com Kevin Spacey, Annette Bening e Tora Birch.
Lester não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. O melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Ao conhecer a jovem Angela fica encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima. Pede demissão e começa a reconstruir sua vida.
Dia 7, quarta-feira, 19h, Art 7
(White Christmas ) de Michael Curtiz. EUA. 1954. 118min. Livre. Comédia, musical, romance. Com Bing Crosby, Danny Kaye e Rosemary Clooney. Ciclo: Contos de Natal.
Dois ex-soldados tentam montar um espetáculo de Natal na estância de férias de um antigo general que passa por dificuldades.
Dia 8, quinta-feira, 19h, XOKE – Arte de Guerra
Do coletivo tensoativo. Macapá/AP. 6 min. Videoperformance. Livre.
Um corpo insiste em fazer contato: in/existente, insistente, persistente em cartas que se dissolvem num fluído que segue somente as regras do tempo.
Sobre o paraíso inabitável ser o próprio corpo
de Lucas Bernardi, Everton Lampe e Dimi Carmolinga. Florianópolis/SC. 2016. 3 min. Videoperformance. 14 anos.
Especulação imobiliária, o não direito ao próprio corpo e a cidade que se habita.
estudo 1: azougue – contaminações sobre o mar
de Cristiana Nogueira – Macapá/AP. 6 min. Videoperformance. 12 anos.
A partir de elementos que degradam a natureza, em especial o mercúrio, a dualidade entre a artificialidade (ou puramente seu aspecto) dos materiais e sua relação com a Natureza.
Antropollofagia
do Coletivo Mapas e Hipertextos. Florianópolis/SC. 2013. 14 min. Videoperformance. 12 anos.
Composição de ações modulares a partir das emergências desse mapeamento que revela alguns padrões comportamentais de gênero relacionados à sujeição a diferentes instâncias de poder.
Putrefatio#1 Digestão
de Janaina Carrer. São Paulo/SP. 2014. 10 min. Videoperformance. Livre.
Processo que faz parte da primeira etapa alquímica, na Putrefatio a transformação da matéria orgânica em minerais é analogia para processos de crise e morte, a destruição daquilo que não serve mais e o adubar de uma nova vida que pode surgir.
Casulo
de Letícia Rodrigues. Campinas/SP. 2016. 5 min. Videodança. Livre.
“Sonho com uma Velha sem rosto no meio da floresta. Ela me olha fixamente, mas não tem rosto. Tenho medo dela, mas não consigo me mexer…”
Dia 9, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema
(Savage Grace) de Tom Kalin. França, EUA,Espanha. 2007. 97 min. Drama. 16 anos. Com Julianne Moore, Eddie Redmayne e Stephen Dillane.
O nascimento de Tony aprofunda o abismo que há no casamento de Barbara e Brooks. Quando o casal se separa, Tony e sua mãe estreitam os laços em um assombroso desfecho.
Comentaristas: Dilma Beatriz Juliano – Dra. em Literatura/UFSC, docente do PPG em Ciências da Linguagem/Unisul; Tatiane Santana Fuggi – A.P. e integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicose/EBP-SC.
Dia 12, segunda-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
(Crache Coeur) de Julia Kowalski. França. 2014. 83 min.Drama. Livre. Com Andrzej Chyra, Liv Henneguier e Yoann Zimmer
Jozef, um trabalhador polonês, desembarca na França para procurar seu filho Roman, que ele abandonou quinze anos atrás. Ele tenta encontrá-lo com a ajuda de Rose, filha de seu patrão, sem saber que irá mudar a vida dos dois adolescentes.
Dia 13, terça-feira, 19h, Art 7
(Little Women) de Gillian Armstrong. EUA, Canadá. 1994. 110min. Drama, romance. Com Susan Sarandon, Winona Ryder e Kirsten Dunst. Ciclo: Contos de Natal
Durante a Guerra Civil, mão com 4 filhas está em dificuldades financeiras. Quando uma delas adoece, a irmã que mora em Nova York retorna.
Dia 14, quarta-feira, 19h, Desbordando latitudes latinoamericanas
Arribo
de Paz Encina. Paraguai. 2014. 10 min. Experimental. 14 anos.
Parte da trilogia “Tristezas de la Lucha” e foi filmado com o Arquivo do Terro de Paraguai.
Triptico B
(Triptych B) de Los Ingravidos. Mexico. 2015. 17 min. Experimental. 14 anos.
Composição do trance sonoro da imagem que junta à experiência singular de um país com o olhar que o benjaminiano Anjo da Historia sustem diante de uma catástrofe comum.
Ondas
de Sebastian Wiedemann. Colombia, Brasil. 2015. 10 min. Experimental. 14 anos.
Vem…vem… me arrebenta!
Where to sit at the dinner table?
de Pedro Neves Marques. Portugal. 2013. 30 min. Experimental. 14 anos.
“Não tínhamos especulação./ Mas tínhamos adivinhação. / Tínhamos Política, que é a ciência da distribuição. / E um sistema social-planetário.” – Oswald de Andrade
Comentaristas: Sebastian Wiedemann – cineasta produzindo no campo documental e experimental; pesquisador na área de filosofia da imagem na UNICAMP. É editor e curador de Hambre | espacio cine experimental; Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting) – dupla de artistas que trabalha com videoartes, filmes experimentais, cine expandido, instalações. Curadores da Strangloscope: Mostra Internacional de Vídeo/Filme, Áudio e Performance Experimental.
Dia 15, quinta-feira, 19h, Paulo Emílio: 1916-2016
Curtas-metragens de Humberto Mauro
Cidade de Mariana
Brasil. 1959. 9 min. Documentário. Livre.
A cidade de Mariana é reduto de importante patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Minas Gerais.
Aboio e Cantigas – Brasilianas 3
Brasil. 1954. 10 min. Documentário. Livre.
Aborda as canções que os boiadeiros entoam para acalmar o gado.
Um Apólogo
Brasil. 1939. 14 min. Ficção. Livre.
Adaptação livre – muito livre – do conto de Machado de Assis. Um diálogo entre uma agulha e uma linha.
Cantos de Trabalho – Brasilianas 5
Brasil. 1955. 10 min. Documentário. Livre.
Trabalhadores e trabalhadoras do campo cantam em grupo para aliviar o desgaste do esforço braçal.
Carro de Bois
Brasil. 1974. 10 min. Documentário. Livre.
Os usos e os mecanismos do que foi o transporte mais utilizado no interior do Brasil.
Dia 16, sexta-feira, 19h, Paulo Emílio: 1916-2016 + Cine Aliança Francesa
(Zéro de Conduite) de Jean Vigo. França. 1933. 44 min. Drama. Sem classificação. Com Jean Dasté, Robert le Flon e Louis Lefebvre.
Alunos de escola careta e repressiva se rebelam e instauram perfeita anarquia.
Dia 19, segunda-feira, 19h, Cine Africano
(Keita! L’héritage du griot), de Dany Kouyaté. Burkina Fasso. 1996. 96 min. Drama. 16 anos. Com Abdoulaye Komboudri, Seydou Boro e Sotigui Kouyate.
Djeliba tem um sonho no qual deixou a cidade e se estabeleceu no jardim de uma família de classe média moderna. Ele conta para Mabo, a criança da família, a história do seu nome, que evoca outra história, a do fundador do Império Mandinga, Sundiata Keita.
Dia 20, terça-feira, 19h, Raoul Coutard, inventor de imagens
(La Naissance de l’Amour) de Phillipe Garrel. França, Suíça. 1993. 94 min. Drama. Sem classificação. Com Lou Castel, Jean-Pierre Léaud e Johanna ter Steege.
Dois artistas de meia-idade passam por complicações amorosas e sentem a inquietação do avançar da vida.
Comentarista: Andréa C. Scansani – Diretora de Fotografia e professora do curso de Cinema da UFSC.
Dia 21, quarta-feira, 19h, Art 7
(Scrooge) de Ronald Neame. EUA. 1970. 113min. Drama, musical. Livre. Com Albert Finney, Alec Guinness e Edith Evans. Ciclo: Contos de Natal
Baseado em Charles Dickens, é a história de um homem frio e mesquinho que é obrigado a repensar sua vida ao receber a visita de três fantasmas.
Dia 22, quinta-feira, 19h, Dylan, Poeta Laureado
(Don’t Look Back) de D. A. Pennebaker. EUA. 1967. 96 min. Documentário. Sem classificação. Com Bob Dylan, Albert Grossman e Bob Neuwirth.
Acompanha a turnê de Bob Dylan pela Inglaterra em 1965, da qual participam Joan Baez e Alan Price.
Dia 23, sexta-feira, 19h, Foco em Cinema
de Pedro Costa. Portugal. 2014. 103 min. Drama. Com Ventura, Vitalina Varela e Tito Furtado.
A vida de um emigrante do Cabo Verde no bairro periférico de Fontainhas. O filme alterna sua situação no presente com um episódio de sua vida no passado, durante a Revolução dos Cravos.