Dia 3, segunda-feira, 19h, Cine Africano
De Gaston Kaboré. Burkina Faso. 1983. 75 min. Drama. Sem Classificação. Com Serge Yanogo, Boucare Ouedraogo e Colette Kaboré.
Em tempos pré-coloniais, um vendedor ambulante encontra uma criança inconsciente, deitada no meio do mato. O vendedor o deixa com uma família na vila mais próxima. Depois de uma procura pelos seus pais, a família o adota, dando-lhe o nome Wend Kuuni (dom de Deus) e uma irmã amorosa, com quem ele cria laços.
Dia 4, terça-feira, 19h, Estreia
De Deby Brennand. Brasil. 2016. 75min. Documentário. Sem Classificação. Com Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione.
A trajetória do compositor João Silva em uma viagem pelo sertão nordestino até sua cidade natal, Arcoverde, no agreste de Pernambuco. João relembra sua jornada, de menino andarilho, semianalfabeto, até se tornar compositor de sucesso e um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Mestre João compôs mais de 3 mil músicas e faleceu antes de ver o documentário finalizado.
Dia 5, quarta-feira, 19h, Art 7
(La môme) de Olivier Dahan. França. 2007. 120 min. Biografia. 12 anos. Com Marion Cotillard, Emmanuelle Seigner, Gérard Depardieu. Ciclo: cinebiografias musicais.
Cinebiografia que retrata a vida da cantora Édith Piaf (1915-1963), desde sua infância até seu leito de morte.
Dia 6, quinta-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
(Pierrot le Fou) de Jean-Luc Godard. França, Itália. 1965. 112 min. Drama policial. Sem classificação. Com Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Graziella Galvani.
Homem encontra antiga namorada e os dois resolvem escapar em direção ao Mediterrâneo. Na estrada, são perseguidos por gangsters ligados ao passado da garota.
Comentarista: Jair T. da Fonseca – Professor de Teoria Literária na UFSC; pesquisador de Literatura, Cinema e outras artes; Doutor em Literatura Comparada pela UFMG.
Dia 7, sexta-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
(La Baie des Anges) de Jacques Demy. França. 1962. 89 min. Comédia dramática. Sem classificação. Com Claude Mann, Jeanne Moreau, Paul Guers.
Parisiense de meia idade deixa seu marido e filhos para se aventurar no mundo das apostas em Nice, onde estará em jogo não apenas o frenesi das roletas do cassino, mas também o do ciclo da sedução.
Dia 10, segunda-feira, 19h, Conexões Cinematográficas
(Body Double) de Brian de Palma. EUA. 1984. 114 min. Suspense, thriller. 14 anos. Com Craig Wasson, Melanie Griffith, Gregg Henry.
Jovem fica obcecado por sua vizinha quando vê ela se despindo na janela e acaba se envolvendo em uma trama perversa.
Dia 11, terça-feira, 19h, Conexões Cinematográficas
(Rear Window) de Alfred Hitchcock. EUA. 1954. 112 min. Suspense. 12 anos. Com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey.
Fotógrafo confinado em casa por ter quebrado a perna começa a espionar a vida de seus vizinhos para passar o tempo. Uma cena que presencia lhe deixa convencido de que sua vizinha foi assassinada.
Dia 12, quarta-feira, 19h, Art 7
(Bound for Glory) de Hal Ashby. EUA. 1976. 147 min. Biografia. Sem classificação. Com David Carradine, Ronny Cox, Melinda Dillon. Ciclo: cinebiografias musicais.
Durante a Grande Depressão, o cantor Woody Guthrie se torna o principal representante classe trabalhadora americana através de suas músicas de protesto.
Dia 13, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas
De Glauber Rocha. Brasil. 1967. 106min. Drama. 14 anos. Com Paulo Autran, Jardel Filho e Glauce Rocha.
Uma revolução política toma conta do país Eldorado. A luta pelo poder deixa o jornalista Paulo Martins bem no centro de todos os acontecimentos.
Comentarista: Fátima Costa de Lima, artista e professora da UDESC.
Dia 14, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
(La Pianiste) De Michael Haneke. Alemanha, França, Áustria. 2002. 130min. Drama. 18 anos. Com Susanne Lothar, Georg Friedrich e Isabelle Huppert.
Uma professora de piano inicia um relacionamento com um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.
Comentaristas: Sérgio Scotti e Maria Cecília Fritsche, psicanalistas do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis
Dia 17, segunda-feira, 19h, Terrore All’Italiana
(I Vampiri) de Riccardo Freda, Mario Bava. Itália. 1957. 82 min. Terror. Sem classificação. Com Gianna Maria Canale, Carlo D’Angelo, Dario Michaelis.
Jornalista investiga o assassinato de garotas que aparecem mortas sem sangue e descobre que elas estão sendo usadas para manter a vida eterna de uma duquesa.
Dia 18, terça-feira, 19h, Terrore All’italiana
Seis Mulheres Para o Assassino
(Sei Donne per L’assassino) de Mario Bava. Itália, França, Mônaco. 1964. 88 min. Terror, Mistério. Sem classificação. Com Cameron Mitchell, Eva Bartok, Thomas Reiner.
Homem mascarado persegue e mata as modelos de um ateliê de moda.
Dia 19, quarta-feira, 19h, Art 7
(Lady Sings the Blues) de Sidney J. Furie. EUA. 1972. 144 min. Biografia. Sem classificação. Com Diana Ross,Billy Dee Williams, Richard Pryor. Ciclo: cinebiografias musicais.
O filme revela a turbulenta história de vida da lenda do jazz, Billie Holiday. Sua infância, as primeiras turnês, os casamentos e o vício das drogas.
Dia 20, quinta-feira, 19h, Terrore All’italiana
(Profondo Rosso) de Dario Argento. Itália. 1975. 126 min. Terror, mistério. Sem classificação. Com David Hemmings, Daria Nicolodi, Gabriele Lavia.
Após testemunhar o assassinato de uma famosa médium, pianista investiga o crime com a ajuda de uma repórter, enquanto os dois são perseguidos pelo assassino que quer silenciá-los.
Dia 21, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema
(La teta y la luna) De Bigas Luna e Carmen Frias. Espanha, França. 1994. 90min. Comédia, Romance. Sem classificação. Com Mathilda May, Biel Durán e Miguel Poveda.
Uma história de amor e uma teoria sexual infantil narradas por Tete, um menino catalão de nove anos.
Dia 24, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema
(The New Centurions) de Richard Fleischer. EUA. 1972. 103 min. Ação, crime. Sem classificação. Com George C. Scott, Stacy Keach, Jane Alexander.
A rotina e os dramas internos de dois policiais, um novato e um veterano, em patrulha por Los Angeles.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.
Dia 25, terça-feira, 19h, Foco em Cinema
(Year of the Dragon) de Michael Cimino. EUA. 1985. 143 mi. Ação, crime. 16 anos. Com Mickey Rourke, John Lone, Ariane.
Policial assume a chefia do distrito de Chinatown e começa uma guerra contra a máfia chinesa.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.
Dia 26, quarta-feira, 19h, Art 7
My Way – O Mito Além da Música
(Cloclo) de Florent Siri. França. 2012. 148 min. Biografia. 12 anos. Com Jérémie Renier, Benoît Magimel, Monica Scattini. Ciclo: cinebiografias musicais.
A história de Claude François, ícone da música popular francesa, que co-escreveu a canção My Way.
Dia 27, quinta-feira, 19h, Terrore All’italiana
(…E tu vivrai nel terrore! L’aldilà) de Lucio Fulci. Itáia. 1981. 87 min. Terror. Sem classificação. Com Catriona MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale.
Garota herda antigo hotel nos Estados Unidos e descobre que ele está construído sobre uma das portas do inferno.
Dia 28, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura
(Stage beauty) de Richard Eyre. Reino Unido/EUA/Alemanha. 2004. 106 min. Drama. 16 anos. Com Claire Danes, Billy Crudup, Rupert Everett.
Em 1660, os papéis femininos no teatro eram representados por homens. Ned Kynaston é o ator inglês mais conhecido por interpretar mulheres e se desilude quando o rei Charles II ordena que as mulheres também integrem as companhias teatrais.
Comentarista: Leon de Paula, doutor e mestre em teatro (UDESC), Professor Assistente da Universidade Federal de Tocantins (UFT) no curso de Licenciatura em Educação Do Campo: Artes Visuais e Música. É ator e diretor de teatro. Atualmente realiza seus estudos de pós-doutorado na UDESC.
Dia 31, segunda-feira, 19h, CineSesc
de Marcelo Lordello. Brasil. 2012. 100 min. Drama. 12 anos. Com Maria Luiza Tavares, Geórgio Kokkosi, Elayne de Moura.
Durante viagem de carro, garota e seu irmão são deixados pelos pais no acostamento da estrada. Depois de separar do irmão, a jovem tenta sozinha encontrar o caminho para casa.