Estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Cianotipia, na Fundação Cultural BADESC

A Oficina de Cianotipia, ministrada pela artista Maria Luiza Amorim, tem como objetivo ensinar essa técnica em papel e tecido, além de estimular a criatividade e o processo criativo, aproximando o público da fotografia experimental.

A Cianotipia é um método fotográfico do século XIX que possibilita criar e revelar imagens em um tom azul (ciano) por meio da reação química e da exposição à luz do sol ou luz UV, utilizando diversos materiais como papel, tecido e vidro.

Artistas, fotógrafos, estudantes, educadores, designers, ilustradores e qualquer pessoa interessada a partir de 16 anos, podem se inscrever gratuitamente até o dia 17 de novembro, através do link https://bit.ly/fcbcianotipia1

Sobre a ministrante: 

Maria Luiza da Cunha Amorim é fotógrafa e artista visual nascida em Florianópolis – SC, onde reside atualmente. Graduado em Design no Instituto Federal de Santa Catarina (2018). Fotografia e literatura são seus principais meios de expressão, considerando a história e o pensamento popular como motores de sua produção, com especial interesse na criação de publicações de artistas. A atmosfera do seu trabalho aborda questões do gênero feminino, ancestralidade e o imaginário que constitui esta figura. Atualmente dedica-se à fotografia experimental, em particular a cianotipia, impressão de imagens em diversos materiais e também ministrando oficinas. Seu trabalho foi exibido na exposição International Photography “Mulheres Rurais em Ação” realizada no âmbito da Campanha Mulheres com Direitos. XXVIII Presidência da REAF Pro Tempore do Paraguai no Mercosul (2018), exposição coletiva Corpografia, NEFA Florianópolis (2019), residência artística Na Foto Cartografias Catarinense (2020), Residência artística R.A.R.O, Buenos Aires, Argentina (2022), exposição coletiva I <3 Buenos Aires, galeria Acoyte, Buenos Aires, Argentina (2022), menção honrosa na apresentação de portfólio do Festival Intenacional San Jose Photo 4ª edição, Uruguai (2023), participante da exposição Transitions, Museu Histórico de Santa Catarina (2023).

 

Serviço: Oficina de Cianotipia
Data: 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 17h. No dia 29, o encontro será até às 18h.
Local: Fundação Cultural BADESC, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC

Inscrições gratuitas até 17 de novembro.