Autorretrato: Sérgio Adriano H apresenta A Dúvida da Verdade, na Fundação Cultural Badesc

CONVITE_Entre o conhecimento e da verdade _4662

Com curadoria de Carlos Franzoi, a exposição A Dúvida da Verdade, de Sérgio Adriano H, será aberta no dia 15 de outubro, a partir das 19h, no Espaço Fernando Beck, da Fundação Cultural Badesc. O projeto consiste em ações realizadas no deserto do Atacama, no Chile, e na cidade de São Paulo, onde o artista insere o próprio corpo nu na paisagem e na arquitetura e se auto fotografa.

Para esta exposição, a escolha do enquadramento, da abertura e da velocidade do obturador, mais a posição do corpo que é inserido na paisagem e na arquitetura da sombra, como também o conceito curatorial da exposição/ação, se dá em função da busca da produção de uma “verdade apresentada” que após confrontada gera o “universo da dúvida”. “Discutir as verdades apresentadas, estas baseadas em crenças e hábitos, muitas vezes, verdades manipuladas seja no âmbito social, político, econômico, religioso, racial. Quantas verdades apresentadas aceitamos todos os dias?” instiga o artista.

As fotografias que compõem a exposição foram selecionadas das mais de sete mil realizadas no período entre sua viagem para o deserto do Atacama e sua volta para o Brasil no ano de 2014.

O ponto de partida

Sérgio explica que em 2003 iniciou um trabalho de pesquisa sobre o que é a morte e com a morte de sua mãe, Diva, três anos depois, o interesse aumentou. A mãe acreditava que o corpo de uma pessoa morta deveria ser velado um dia e uma noite inteira, não importando a hora de sua morte. No velório de sua mãe, Sérgio realizou uma série de fotografias do detalhe sutil de sua morte com o título “Portador da Verdade” e começou uma discussão e pesquisa sobre que “Era a Verdade”. Em 2013 a pesquisa, ainda voltada para o que “Era a Verdade”, é tomada por um novo olhar: não deveria buscar o que “É a Verdade”, mas compreender como o “sistema da verdade” opera no indivíduo e rege a si mesmo. Para esta nova busca precisou criar e examinar do que o “sistema da verdade” é constituído e, a partir disso, chegar a produzir a “capacidade da dúvida sobre a verdade”. Foi então que surgiu o projeto A Dúvida da Verdade que será apresentado pela primeira vez na Fundação Cultural Badesc.

“Minha questão não é somente a fotografia, mas o que tem nela – o antes e o depois, não proponho um ponto final, mas sim, um pensar sobre o apresentado, fazendo com que o espectador saia da passividade e mergulhe no olhar minucioso dos detalhes e provoque uma reação frente a ação outrora realizada desde o início do projeto, partindo do pressuposto que uma ação ocasiona uma reação e transforma-se em um ciclo”, declara o artista

A exposição fica aberta ao público até o dia 19 de novembro. A entrada é gratuita.

Ar livre

No mesmo dia 15 de outubro, às 12h30, o artista realizará uma exposição/ação em frente à Catedral Metropolitana, em Florianópolis, chamada “Verdade 1000 vezes repetida se torna verdade”, que integra o projeto A Dúvida da Verdade. Serão apresentadas fotografias e objetos com duração aproximada de 80 minutos.

“Transformando estes locais em museus a céu aberto, desta forma, permitir à população vivenciar manifestações artísticas no seu dia a dia, com o livre acesso à exposição, estimulando infinitas leituras, diálogos e experimentações estéticas em pessoas de diferentes faixas sociais e etárias, contribuindo para uma aproximação com o universo da arte contemporânea”, declara.

Sobre o artista

Sérgio Adriano Dias Luiz (1975) é natural de Joinville (SC). Vive, estuda e produz nas cidades de Joinville e São Paulo.  Artista visual com carreira sólida desde 2001 de múltiplas linguagens, integrante do Grupo P.S, com a artista Priscila dos Anjos. Formado em Artes Visuais (2005), participou de cursos no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP),  Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MISS-SP), Escola de Teatro São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Escola Livre de Arte (Udesc), Fundação Armando Álvares Penteado  (FAAP). Participou da Curatoria Forense Residências de Arte Contemporânea (Villa Alegre, Chile, 2014). É mestrando em Filosofia da Faculdade São Bento (SP). Livros: incluído como um dos 30 artistas de Santa Catarina no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina (2014); Convite à Viagem (Itaú Cultural, 2013); Fragmentos Urbanos (Udesc, 2013). Edital Produção: Lei de Incentivo à Cultura de Joinville  (Simdec, 2009 a 2014). Realizou diversas palestra e workshops sobre sua poética de produção. Em 2014 fundou a Residência de Artística Diva Base 44 SP focada na vivência urbana e arte e vencedor de diversos prêmios.

Serviço:

O quê: Abertura exposição A Dúvida da Verdade

Quando: 15 de outubro, quinta-feira, às 19h. Aberta para visitação até 19 de novembro
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846

O quê: Exposição/ação Verdade 1000 vezes repetida se torna verdade

Quando: 15 de outubro, 12h30

Onde: Em frente da Catedral Metropolitana, Centro- Florianópolis.