Bruna Granucci e Edinara Patzlaff abordam a exposição Buquê Marginal

Projeto das artistas foi um dos selecionados no edital 2020 da Fundação Cultural BADESC

Crédito da imagem: Reprodução

O ano de 2020 está sendo diferente em diversos aspectos, e estamos reaprendendo e readequando diversas situações. Uma delas, é a realização de exposições na Fundação Cultual BADESC, que está sem atendimento presencial, apenas online ao público, seguindo todas as determinações dos decretos em virtude da pandemia.

E as artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff, que foram selecionadas no Edital 2020 da Fundação, gravaram um vídeo onde abordam a exposição Buquê Marginal, ainda sem data definida para apresentação.

O projeto selecionado, que tem curadoria de Juliana Crispe, prevê a apresentação de dois vídeos com registros de performances das artistas trabalhando o conceito de “corpo-mato”. A instalação de buquês resultantes de coletas de matos, além da realização de uma oficina para convidar mulheres a construírem seus próprios buquês-marginais, que vão integrar a exposição.

Em Buquê Marginal, Bruna e Edinara, fazem um convite para o público pensar sobre o banal e a pluralidade, ao coletarem plantas sem valor, que brotam nas ruas, marginalizadas, criando um contraponto com o corpo feminino, proporcionando novas leituras sobre a beleza e a margem.

No vídeo apresentado nas redes sociais e no site da Fundação é possível ter uma prévia do que está sendo preparado para a exposição.

Sobre as artistas

Bruna Granucci é formada em Cinema, trabalha e vive em Florianópolis/SC. Múltipla, a sua produção abrange desde colagens analógicas, bordados livres passando pelo desenvolvimento de vídeos experimentais e projetos de instalação e murais. Nesses diferentes meios e experimentações procura estabelecer um diálogo com o seu entorno social e político e suas experiências pessoais, materializando a subjetividade de seu pensamento, recorrendo sistematicamente à um discurso feminista e poético. Participou de mostras de arte e feiras gráficas em Porto Alegre e São Paulo, além de exposições coletivas em Santa Catarina.

Edinara Patzlaff é fotógrafa, ilustradora e artista visual. Formada em Fotografia pela Universidade Feevale, trabalhou no Centro de Cultural da Universidade e com a fotógrafa publicitária Denise Wichmann em seu tempo de residência em Novo Hamburgo/RS. Como ilustradora, desenvolve o projeto Leveza com estudos em Nanquim abordando o feminino. Ainda na área experimantal, trabalha com zines e já realizou oficinas/ rodas de conversa em diferentes cidades do Rio Grande do Sul abordando o tema. Expos no  Atelier Xico Stockinger/ RS, no Espaço Cultural Teatro Feevale/ RS,  participa de feiras gráficas independentes em Porto Alegre e Florianópolis. Atualmente reside em Porto Alegre/RS,  atua como fotógrafa publicitária e em paralelo se dedica a oficinas de Zine e a Processos Experimentais na fotografia.

Para mais informações e para acompanhar os projetos das artistas, confira o link: medium.com/@mulheresmarginais.

Curadoria

Juliana Crispe é professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). É curadora, pesquisadora, professora, arte-educadora e artista visual. Pós-Doutora pela Universidade do Estado de Santa Catarina, PPGAV/UDESC, Doutora em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, PPGE/UFSC, Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV/UDESC, Licenciada em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pelo Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve projetos curatoriais desde 2007, tendo realizado mais de uma centena de exposições, destacando MULHER ARTISTA RESISTE (Espaço Cultural Armazém/SC e Choque Cultural/SP, Oficinas Culturais Oswald de Andrade/SP e Bienal de Curitiba/PR), também participou como curadora das 12ª, 13ª (25 anos da Bienal) e 14ª Bienal Internacional de Curitiba (Prêmio Jovem Curadora/2019). É membra do conselho deliberativo do MASC e da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Serviço: Bruna Granucci e Edinara Patzlaff falam sobre a exposição Buquê Marginal, selecionada pelo edital 2020 da Fundação Cultural BADESC

Data: Lançamento do vídeo em 21 de agosto, sexta, às 19h
Local: Redes sociais e site da Fundação Cultural BADESC https://www.instagram.com/fundacaobadesc/?hl=pt-br e http://fundacaoculturalbadesc.com/.